Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

terça-feira, 6 de março de 2012

Seres invasores

Novo levantamento lista plantas e animais invasores no Brasil
 Estadão,  06/03/2012.

          Nós discutimos em classe acerca deste assunto publicado, por coincidência, hoje no Estadão. A poluição biológica é um problema antigo em todo o planeta, mas tem se agravado com a globalização. Haja vista a quantidade de animais silvestres capturados no Brasil e, também, os que entram aqui por meio do tráfico internacional de espécies vivas.
             O problema está, muitas vezes, no fato de as pessoas cansarem de seus animais ou não conseguirem mais criá-los por que eles cresceram demais ou se tornaram um perigo para seus filhos. Leia mais:

1-Você sabia que a jaca, goiaba e dendê não são originais do Brasil? Elas fazem parte da lista de 348 plantas e animais incluídos no novo banco de dados sobre espécies invasoras do País.

2-A lista das espécies invasoras foi organizada pelo Instituto Hórus. Originária da Ásia, a jaqueira substitui a floresta nativa. Toma conta do ambiente, diz a especialista Sílvia Zille.

3-Com origem na América Central, a goiabeira também faz parte do banco de dados com 348 plantas e animais considerados espécies invasoras do Brasil.

4-No reino animal, exemplos mais famosos de espécies invasoras no Brasil incluem o mexilhão-dourado da Ásia (foto) e o caramujo-gigante da África.

5-Nova base de dados lista 1,2 mil ocorrências de espécies invasoras. O nº é quatro vezes maior do que o de espécies (348), porque cada uma pode ser considerada invasora ou não em diferentes pontos.

6-Há espécies que se tornam invasoras dentro do próprio País. Caso dos saguis. São macacos das florestas mais ao norte da Mata Atlântica. Porém, introduzidos na parte sul do bioma se tornaram uma ameaça.

7-A tilápia é um peixe africano introduzido no Brasil pela piscicultura, mas que escapou das áreas de criação e invadiu vários rios. Por isso está na relação de espécies invasoras do País.

8-No Cerrado, os principais problemas são a braquiária e o capim-gordura (foto), plantas forrageiras da África. Dados sobre as espécies invasoras do Brasil estão disponível no www.institutohorus.org.br.

Pesquise e descubra outras espécies invasoras em nosso país.