Jovens pingam vodka no olho para ficar tontos mais rápido, isto não funciona e ainda faz mal.
Uma nova e perigosa mania, importada dos Estados Unidos e da Inglaterra, virou febre entre jovens no Brasil, onde já fez vítimas, e chegou ao Rio de Janeiro com força. Em festas com amigos, jovens pingam vodca nos olhos para aumentar a sensação de embriaguez. A moda, conhecida como "vodka eyeballing" pode causar inflamações graves.
Dois universitários de Campinas, interior de São Paulo, de 21 e 23 anos, foram atendidos, nas últimas semanas, pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, hospital especializado em olhos. O mais velho perdeu 95% da visão e carregará sequelas para o resto da vida por causa de uma brincadeira inconsequente que mutilou a própria visão", lamentou Queiroz Neto. O médico conta que o jovem aplicava várias doses, chegando até a virar o gargalo da vodca direto no olho.
O paciente mais novo teve menos seqüelas, e o tratamento deve durar 45 dias. "Ele sofreu um edema (inchaço). Mas, como não aplicou muitas vezes, não será necessário operar", disse. Os rapazes disseram que foram influenciados por vídeos do YouTube. Em um deles, o cantor Tico Santa Cruz, do grupo Detonautas, aparece pingando a bebida nos olhos.
De acordo com o oftalmologista, a idéia de que o "colírio" de vodca possa ter efeitos alucinógenos é um mito. "A quantidade não é suficiente para embriagar uma pessoa. Os rapazes que eu atendi já estavam alcoolizados", explica o médico. Segundo ele, os sintomas de lesão são dor, vermelhidão, sensibilidade à luz, lacrimejamento e visão turva.
Desafio:
Que órgão pode ser danificado primeiro pela ação do álcool no olho de "gênios" como o da foto acima?