Neste mês de outubro vários monumentos especiais no mundo todo foram iluminados por lâmpadas com filtro cor-de-rosa, para prestigiar o mês internacional da luta contra o câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, nos anos 90.
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
Catedral de Brasília
Convento da Penha - ES
Cristo Redentor - RJ
Elevador Lacerda - BA
Jardim Botânico - SC
Monumento aos Bandeirantes - SP
Palácio da Liberdade - MG
Ponte Estaiada - SP
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as décadas de 60 e 70 registraram um aumento de 10 vezes, nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. Foram 49.240 novos casos em 2010. Em 2008, o número de mortes foi de 11.860, sendo 11.735 mulheres e 125 homens.
Agora se você quer ver o quanto é triste e doloroso este tipo de câncer, acesse o link: