LONDRES - Um experimento realizado há mais de 50 anos revelou que os vulcões podem ter desempenhado um papel crucial na formação dos primeiros blocos de construção orgânica da vida, o que levou à replicação das primeiras formas de vida sobre a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, segundo reportagem do "Independent".
As amostras de laboratório que sobram de um experimento em 1958 em uma universidade americana revelaram, com a ajuda de técnicas modernas, que cientistas descobriram que gases expelidos por vulcões podem ser usados para fazer a essência de aminoácidos e proteínas do enxofre.
A descoberta é reivindicada por Stanley Miller, que como estudante demonstrou que uma "sopa" de água e alguns gases simples, como amônia e hidrogênio poderiam, com a ajuda de descargas elétricas, simular relâmpagos, produzindo as mais complexas moléculas orgânicas de vida. Miller morreu em 2007 e conduziu muitos experimentos na Universidade da Califórnia.
Uma outra série de experimentos feita cinco anos depois com gás vulcânico revelou que Miller foi o primeiro cientista a sintetizar o enxofre na simulação de meio-ambiente terrestre. No total, foram encontrados 23 aminoácidos e quatro componentes similares às aminas, incluindo sete substâncias contendo enxofre.
Fonte: O Globo
Conforme combinado, segue a tabela com os principais aminoácidos:
Um comentário:
a imagem do vida em detalhes mostra o Marmelinho-ornamental.
Postar um comentário