Na escola estudamos que quanto maior a temperatura média de um bioma maior sua biodiversidade, assim é de se esperar que florestas como a de Borneu, do Congo, Amazônica e Atlântica sejam ricas em diferentes espécies de seres vivos, alguns muito conhecidos e vítimas do tráfico mundial de espécies, hoje, chamado de biopirataria por suas implicações econômicas e políticas.
Vejam estes seres:
Raflesia sp. é a maior flor do mundo, encontrada em Borneu, e chega a mais de 1 metro de diâmetro. É mal cheirosa e atrai com isto mosca para sua polinização.
Amorphophallus titanum é a maior inflorescência – conjunto de flores em mesma estrutura – originária da Indonésia. Esta foto mostra um exemplar que levou 17 anos para florescer em uma estufa na Suíça.
Dicksonia sellowiana são enormes samambaias arbustivas que alcançam 4 metros de comprimento e são encontradas na mata atlântica por exemplo. Este exemplar é de uma samambaiaçu imperial.
Coccoloba sp. é a planta angiosperma com a maior folha do mundo e vive na Amazonia.
Parabéns àqueles que pesquisaram e principalmente aos que acertaram o desafio proposto em classe.
Maria Carla Tolentino. 1A Roberto Carneiro. Resposta da questão formulada durante a aula sobre a maior folha: Originária da Amazônia, a planta do gênero Coccoloba, família Poligonaceae, se destaca das demais por apresentar a maior folha vegetal da terra. Suas folhas podem medir até 2,5 m de comprimento por 1,4 m de largura. Trata-se da maior folha entre as Dicotiledôneas catalogadas no acervo do Herbário do INPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário