Coluna do aluno
Talvez as formigas sejam um dos seres que mais realizam esforços, que vão da construção de uma nova colônia até à infatigável busca pelo alimento. É engraçado pensar que esses insetos parecem viver em plena ditadura ou até mesmo como escravos na época da colonização, pois além de trabalharem para uma rainha, elas vivem numa sociedade extremamente disciplinada.
Ás vezes percebe-se algumas formigas, dentre tantas, arrastarem uma enorme carga, cinco, dez vezes maior que elas, fora as adversidades como buracos, árvores até mesmo o vento.
Hoje estamos tão apressados, que não paramos para observar pequenas coisas. Essa foto é um exemplo de pequenas atitudes que acontecem todos os dias, em muitos lugares, mas que passam por despercebidas pela maioria das pessoas. A formiga exerce um esforço enorme para carregar a folha, mas não desiste, ela insiste em levar a folha para o formigueiro. Por maior que sejam os obstáculos, ela realiza o trabalho.
Se para a gente, os caminhos do mundo já são difíceis, imagine para um ser tão pequeno como a formiga.
Cássio Gonçalves Rabelo
1° ano C
Obs.: este texto foi confeccionado para tarefa da professora Ana Paula Trapielo (Português e linguagens) e se destaca pela pluridisciplinaridade e capacidade de observação do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário