Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Animal realizando fotossíntese não é mais "pérola" de vestibulando

As ostras (moluscos também) que me desculpem o trocadilho, mas após estudar mais e conhecer este animal capaz de realizar fotossíntese até eu me assustei.





               Já há algum tempo um aluno me entregou um recorte de revista com uma foto de uma lesma verde que era capaz de passar toda uma vida sem comer produzindo seu alimento com a ação da luz absorvida por CLOROPLASTOS. Eu resolvi pesquisar.

Vejam o resultado desta pesquisa:

          Existe realmente um animal que realiza a FOTOSSÍNTESE e isto se deve a capacidade que ele, a lesma Elysia chlorotica tem de se associar aos cloroplastos de uma alga marinha - Vaucheria litorea - quando se alimenta. Isto significa que essencialmente a E. chlorotica é um animal heterótrofo como qualquer outro, mas é capaz de se nutrir apenas de CO2 e H2O se privada de seu alimento.
          Décadas atrás biólogos descobriram que esta lesma era capaz de roubar os cloroplastos das algas que ela comia e utilizá-los, mas em 2007 os cientistas perceberam que a situação é muito mais interessante, pois a E. chlorotica é competente, bastante, para incorporar genes alheio ao seu DNA, produzindo proteinas que mantém a funcionabilidade dos cloroplastos por período prolongado.
          Qualquer aluno do ensino médio já estudou a teoria endossinbiótica, que explica o fato de células eucariontes possuirem mecanismos de produção de energia (mitocôndrias) e glicose (cloroplasto) graças ao fato de seres procariontes, com estas competências, terem sido fagocitados e se adaptarem ao meio intracelular. Este animal pode respaldar àqueles que defendem esta teoria.