Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Qual é o maior ser vivo?

A maior criatura do planeta foi descoberta apenas em 1996: um fungo que cresce sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no Estado do Oregon, Estados Unidos.

Esse Armillaria ostoyae, popularmente conhecido como "cogumelo do mel", nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser vista a olho nu, e foi estendendo seus filamentos (nós as conhecemos por hifas) durante um período estimado de 2400 anos. Da superfície, dá para ver apenas suas extremidades junto aos troncos das árvores, mas debaixo da terra ele ocupa 880 hectares - o equivalente a 1220 campos de futebol. "Ele ainda cresce de 70 centímetros a 1,20 metro por ano", diz o engenheiro agrônomo João Lúcio de Azevedo, da USP. Antes de sua descoberta, o maior ser vivo era outro fungo da mesma espécie, encontrado em 1992. Até os anos 90, o título pertencia a uma árvore, sequoia da Califórnia.

Terra de gigantes:
Até descobrirem o fungo Armillaria ostoyae, a maior criatura era uma árvore.

Até os anos 90, a sequoia General Sherman, na Califórnia - com 83 metros de altura - era o maior ser vivo conhecido no planeta.

A baleia azul é o maior animal da Terra: chega a medir 30 metros de comprimento e a pesar 135 toneladas.

O elefante é o maior dos animais terrestres: 3,50 m de altura e peso de até 6 400 kg.


O homem mais alto registrado media 2,72 m. homem mais alto do mundo, Bao Xishun, de 2,36 m, se encontrou com He Pingping, de 19 anos e 73 cm de altura, o novo detentor do recorde de menor homem do mundo.