Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fundação Zoo-Botânica é centro de educação, pesquisa e lazer



               A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) integra a administração indireta da Prefeitura de Belo Horizonte. Ela foi criada em 1991 e herdou uma história de mais de 30 anos, uma vez que passou a administrar, além do Jardim Zoológico, existente desde 1959, o Jardim Botânico com o objetivo de despertar nas pessoas uma convivência harmônica com o meio em que vivem. A FZB-BH é a segunda maior área verde pública de BH e recebe, anualmente, 1,2 milhão de pessoas. Para isto, mantém projetos educativos, científicos e culturais, contribuindo para a preservação da fauna e da flora, e para a formação do cidadão. Sua área de visitação constitui espaço ideal para lazer e conhecimento.

                A missão da FZB-BH é “contribuir para a conservação da natureza realizando ações de educação, pesquisa e lazer, que sensibilizem as pessoas para o respeito à vida”. Para oferecer mais um ponto turístico para a população, foi inaugurado em 2004 o Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo. Este é administrado pelo DEAPE (Departamento de Educação Ambiental e Gestão do Parque Ecológico) que é responsável também pelas propostas educativas do Jardim Botânico e do Jardim Zoológico. Ele faz isso por meio do Serviço de Educação Ambiental (SEA), contribuindo para concretizar a missão da Instituição.

               As ações educativas da Zoo-Botânica destinam-se aos diferentes públicos e visam sensibilizá-los para uma convivência mais harmônica com a natureza por meio de diversos projetos e atividades educativas. Nesse contexto, a equipe do SEA contribui em especial para a formação de educadores que procuram o enriquecimento pedagógico e cultural, seu e de seus alunos. Procura atender as demandas do público – famílias, escolas e outros grupos organizados – quanto a informações e orientações sobre a fauna, a flora e o meio ambiente, promovendo bate-papos, eventos especiais e realizando visitas orientadas. Além disso, oferece atividades específicas para instituições que se dedicam às pessoas com necessidades especiais e para grupos de 3ª idade, que buscam apoio para suas visitas. Leva conhecimento à população em geral por meio de exposições temporárias e itinerantes. Tudo isso, para aumentar a compreensão e o respeito das pessoas entre si e destas com a natureza.


Alguns espaços a serem visitados

Borboletário

É um espaço contemplativo onde borboletas e mariposas são criadas e vivem em harmonia com as plantas e as pessoas. O visitante pode percorrer o interior do viveiro, acompanhado por funcionários, observando a beleza das cores e formas, conhecendo o processo reprodutivo e outras curiosidades sobre as várias espécies.

Funcionamento:
  • Terça-feira: de 9h às 11h e de 14h às 16h, atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.
  • Quarta e sexta-feira: de 9h às 11h e de 14h às 16h, atendimento de até 80 alunos por turno, com agendamento prévio.
  • Sábado: de 10h às 12h e de 13h30 às 15h30, atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.



Zooboteca
Espaço interativo que tem como objetivo levar as pessoas a conhecer a diversidade de vida existente no Planeta e contribuir para a sua conservação.

Funcionamento:
  • Terça a sexta-feira: de 9h às 11h e de 14h às 16h.
  • 1º sábado do mês e domingos (exceto o primeiro do mês): de 10h às 12h e de 13h30 às 15h30.
  • Não há necessidade de agendamento.

Jardim Japonês
É mais um espaço contemplativo da FZB-BH. Nele a composição arquitetônica, paisagística e artística se somam. Ele permite que se perceba e aprenda um pouco mais sobre uma cultura milenar, que preza a beleza, a harmonia e uma relação próxima com a natureza e com o universo.

Funcionamento:
  • Terça-feira - (com agendamento prévio)
Manhã: de 9h às 10h30 - grupo organizado, até 60 pessoas.
de 10h30 às 12h - Fotografia/Filmagem

Tarde: de 13h30 às 15h - Fotografia/Filmagem
de 15h às 16h30 - grupo organizado, até 60 pessoas.

Quarta-feira a domingo: (atendimento por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio).
De 9h às 12h e de 13h30 às 16h30.



Estufas Temáticas
Na área de visitação do Jardim Botânico encontram-se cinco estufas temáticas ambientadas de acordo com temas de interesse botânico e ecológico. Três delas tratam das principais formações vegetais existentes em Minas Gerais, que constituem os chamados biomas mineiros – Campo Rupestre (ecossistema que integra o bioma Cerrado), Caatinga e Mata Atlântica. Além destas, têm as Estufas de Evolução I e II, que tratam, respectivamente, da história evolutiva das plantas e das características adaptativas do grupo das plantas com flores e frutos (ANGIOSPERMAS). Cada uma apresenta espécies vegetais e recursos cênicos de acordo com as peculiaridades da flora e do ambiente que representam.

Funcionamento:

De terça-feira a domingo: de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30 (sem necessidade de agendamento prévio).

Aquário da Bacia do Rio São Francisco
É um espaço , onde o visitante tem a oportunidade de conhecer cerca de 1 200 animais de 50 espécies da Bacia do Rio São Francisco, dentre eles: Surubim, Dourado, Piranha, Mandi, Matrinxã, Cascudo etc. O Aquário possui 22 tanques cujos volumes variam de 300 litros a 500 mil litros.

Funcionamento
De terça-feira a domingo: de 9h às 16h.
Visitas de escolas públicas e instituições filantrópicas é necessário o agendamento prévio pelo telefone 3277-7363, a agenda abre no primeiro dia útil de cada mês para o mês seguinte.




Sugestões para um melhor aproveitamento de sua visita na Zoo-Botânica

Qualidade é melhor que quantidade. Para ver tudo, você precisaria de um dia inteiro; programe o que é possível visitar de acordo com o seu horário. Venha à Zoo-Botânica mais de uma vez ao ano. Há muito para se fazer e descobrir...

HÁ muito para olha, ouvir, cheirar, sentir e aprender! Veja alguns exemplos abaixo.

Fauna
  • Comportamento: ativo, parado, noturno, diurno, etc.
  • Revestimento externo do corpo: presença de penas, pêlos, escamas, carapaça, etc.
  • Aparência do revestimento externo: liso, enrugado, ressecado, coberto de lama, etc.
  • Formato da boca e dos dentes: bico, boca afilada, presas, etc., e sua relação com o ambiente em que vive e o tipo de alimento que consome.
  • Formato dos pés ou patas: dedos afilados, pés em forma de ganchos, unhas afiadas, etc., sua relação com o ambiente e o hábito de vida.
  • Cores: cor das penas, pêlo, bico. Há diferença entre o macho e a fêmea? Qual(is)?
  • Dimensões do animal: altura, comprimento, peso.
  • Relações entre o nome científico ou popular e alguma característica do animal. Ex: cobo-de-meia-lua (Kobus ellipsiprymnus), grou-coroado (Balearica pavonina), hipopótamo (Hippopotamus amphibius), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).
  • Sons: são muitos os meios de comunicação entre os animais. Tente identificá-los.
  • Cheiros: cada animal tem seu cheiro típico, que ajuda na sua identificação e reprodução. Quem estiver atento, poderá percebê-los e reconhecê-los.
  • Alimentação: existe a diferença entre alimentação na natureza e na FZB-BH. Observe nos recintos os alimentos fornecidos pelos tratadores.
  • Acasalamento: rituais, convivência do casal, construção de ninhos.
  • Filhotes: cuidado dos pais com os filhotes, quantidade, tamanho, cores diferentes, etc.
  • Relações: cuidados familiares, convivência, entre outras.
  • Animais de vida livre: caxinguelê, cigarras, borboletas, calangos, mico-estrela, aves como tucano, bem-te-vi, anu, pica-pau, joão-de-barro, etc. Atenção! Eles também não devem ser alimentados pelas pessoas.





















Flora
  • A Zoo-Botânica está na 2a maior área verde pública de Belo Horizonte com uma grande variedade de plantas, nativas e exóticas, muitas delas cultivadas e conservadas há dezenas de anos. Aproveite para despertar para esta riqueza. Isto pode ser feito tanto no Zoológico quanto no Jardim Botânico. Você pode estimular sua observação e curiosidade sobre aspectos como:
  • Cheiros: algumas flores e folhas possuem aromas, mas para senti-los não é necessário arrancar pedaços das plantas; se todos assim o fizerem, o que será dos nossos jardins?
  • Cores, formas e texturas: são muito variadas; observe-as!
  • Reprodução: muitas pessoas não imaginam que as plantas são seres vivos e muito menos que elas se reproduzem; fique atento para os seus mecanismos de reprodução – floração, frutificação, dispersão das sementes, etc..



















Na FZB-BH estão plantadas árvores pertencentes a vários ecossistemas do Planeta. Procure observar suas características e fases de desenvolvimento ao longo do ano. É possível apreciar a floração e frutificação de várias espécies como os ipês, quaresmeiras, flamboyants, espatódeas, guapuruvus, etc..

Público escolar
Corresponde a cerca de 20% do público anual da FZB-BH e que possui objetivos educativos específicos.

Parabéns

A aluna Izabela Chiodi Laine Mateus, 1º Ano Uno Vertice (Bella) que respondeu corretamente os desafios:

Vida em detalhes:

A vida em detalhes

A foto da Vida em detalhes que está ali ao lado, é o olho de uma abelha.
Por bella, em 10/11/10
Reprodução humana:
proporciona uma grande variabilidade de características na descendência, o que permite às espécies não só mais capacidade de sobrevivência, no caso de haver mudanças de ambiente, mas como também permite a evolução das espécies para novas formas.
Por bella, em 10/11/10