Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Partenogênese

partenogênese, também chamada partogênese, é um processo de crescimento e desenvolvimento de um embrião sem que ocorra a fertilização, ou seja, ocorre por reprodução assexuada. Ocorre com fêmeas que apresentam a capacidade de procriar sem que haja um parceiro sexual, havendo a participação apenas do gameta feminino.

Jararaca que realizou partenogênese em zoo de Campinas.

Este fenômeno acontece naturalmente em certas plantas, seres invertebrados (como pulgas de água, abelhas, escorpiões entre outros) e vertebrados (como lagartos, cobras, salamandras, alguns peixes).

Escorpião e seus filhotes sobres suas costas.

Os seres que se reproduzem desta maneira geralmente estão relacionados à ambientes isolados, como ilhas oceânicas. Contudo, geralmente a partenogênese é apenas uma possibilidade de forma reprodutiva, sendo que a reprodução sexuada (com a participação do gameta masculino) é a mais comum. Esta intercalação pode ocorrer como resposta da pressão ambiental.

Nas abelhas este processo ocorre para a produção de zangões.


Neste grupo as rainhas saem para o acasalamento uma única vez e neste dia elas se enche de sêmen, que fica reservado em uma bolsa chamada espermateca, e fundam uma nova colmeia. Quando a rainha colocar ovos fecundados e alimentar suas larvas com mel cresceram operarias; se alimentar com geleia real cresceram novas rainhas. Mas, se o óvulo não for fecundado, o ovo eclode uma larva que cresce como zangão e este é também haploide.

Muitos outros animais, como o pulgão das videiras, o Bombyx mori (mariposa que, na fase de larva, é conhecida como bicho da seda) e a dáfnia ou pulga d’água realizam em certas circunstâncias, naturalmente, a partenogênese.

Pulga da água.

Ocasionalmente, em certos animais, como a mosca Myastor metraloa, as larvas conseguem produzir precocemente seus óvulos, os quais logo a seguir, evoluem partenogeneticamente, originando novas larvas. Essa partenogênese na fase larvária recebe o nome de pedogênese.

Desafio:
Alguns animais realizam outro processo reprodutivo muito estranho. Trata-se da troca de sexo em um estágio da vida. Qual o nome deste processo? O que leva a sua ocorrência? Cite três espécies que realizam este fenômeno.