Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Hipótese de Gaia

          Gaia é a deusa da mitologia grega que personifica a mãe natureza e por isto temos, em português, geologia e geografia, que estudam fenômenos - físicos e sociais - relacionados ao planeta Terra.
          Na década de 60 James Lovelock, estudioso e ambientalista inglês elaborou esta hipótese, baseando-se nos trabalhos de Lynn Margulis e na observação da dinâmica sobre a superfície terrestre. Segundo ele as relações estabelecidas pelos seres componentes da biota entre si e com o meio determinam as condições que mantém o superorganismo, Terra, em equilíbrio dinâmico e assim garantem nossa vida.

           De certa forma é até compreensível que tudo aquilo que acontece com o solo ou com as espécies vivas no planeta pode interferir direta e indiretamente nas condições ambientais. Como exemplo temos a produção de gás carbônico durante a respiração aeróbica dos animais e a assimilação deste pelas plantas que durante a fotossíntese que libera oxigênio. 

           Aliás, Lynn Margulis se relaciona ao assunto anterior por sua hipótese endossimbionte. Se você conhece esta ideia, descreva-a em forma de um comentário, a primeira e melhor será publicada.



           Assista cada um dos quadros desta entrevista e descubra como o pensa hoje James Lovelock o ambiente que nos cerca.