Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Rússia celebra 50 anos da conquista do espaço por Gagarin

 A Rússia celebrava com grande honras nesta terça-feira o aniversário do primeiro vôo realizado em 12 de abril de 1961 por Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar ao espaço, que continua sendo um herói nacional e símbolo do domínio soviético na conquista do espaço.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, declarou-se "orgulhoso por pertencer ao país que deu esse primeiro passo no espaço. Em 12 de abril de 1961 às 09H07 de Moscou, Yuri Gagarin decolou do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) a bordo de um foguete Vostok depois de pronunciar um "Vamos!" que entrou para a história. Seu vôo ao redor da Terra durou 108 minutos.
Presidente russo, Dmitri Medvedev (a direita) e ex-presidente, Vladmir Putin (a esquerda).

Este primeiro vôo espacial de um ser humano "foi um acontecimento absolutamente revolucionário, extremamente simbólico. Foi um imenso êxito do setor espacial soviético, e uma passagem entre o 'antes' e o 'depois'", declarou Medvedev em uma entrevista ao canal chinês CCTV, cujo texto foi publicado pelo Kremlin.
Foguete russo que permitiu primeiro vôo.
O primeiro cosmonauta da história continua sendo para os russos "a personalidade do século XX mais interessante", segundo as pesquisas.
Yuri Gagarin.  
             
"Gagarin é um homem que mudou o mundo", declarou Putin.













Vladmir Putin ex-presidente (e piloto de caça ) russo.

A Casa Branca também enviou felicitações aos russos pelo êxito histórico do primeiro vôo de Gagarin, que nessa época, em plena Guerra Fira, foi considerado um revés para o programa espacial americano.
Meio século depois, a Rússia continua sendo importante para que homens sejam enviados ao espaço e é a líder mundial de lançamentos de satélites.
            Astronauta brasileiro Marcos Pontes que foi ao espaço com russos.

A Rússia passará a ser este ano o único país capaz de transportar astronautas à ISS, já que a Nasa está tirando de funcionamento seus ônibus espaciais.
Estação Espacial Internacional.

No entanto, a indústria espacial russa vive, em grande parte, dos êxitos da época soviética. Depois do desaparecimento da URSS, Moscou se encontrou na incapacidade de financiar o setor espacial e os programas russos atuais sofrem com essa limitação de financiamento.




PARABENS!

          O aluno Mateus Silva Lara, 1o ano A do ROCA por responder corretamente o desafio.

Vida em detalhes.

          A foto foi capturada por um microscópio eletrônico de varredura. e retrata um coagulo sanguíneo humano. Mateus Silva Lara - 1º Ano A- Roberto Carneiro
Por mateus_s94 em Fiquem atentos! em 04/04/11