Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Coluna do Aluno

Fábio Canaan, do 1°C ROCA, se interessou por plantas aquáticas com as quais se deparou e resolveu se informar um pouco mais. Pesquisou e fez, corretamente, sua identificação. Após fotografá-las enviou seu trabalho, que publico aqui já agradecendo pela participação de mas um aluno que não espera o conhecimento chegar, corre atrás.... Valeu!

Alface d'água




Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta (Angiosperma)
Ordem: Liliopsida
Família: Araceae




O nome Alface d’água é um dos nomes populares da planta que possui o nome cientifico de Pistia Stratiotes. Outros nomes populares dessa espécie vegetal são: Erva de Santa Luzia, Flor d’água, Repolho d´água, Gôlfo, Lentilha d´água, Mururé, Mururé Page, Page, Pasta, Repolhinho d’água e Santa Luzia.
Uma das curiosidades dessa planta é que ela é uma planta usada nos rituais religiosos da cultura afro no Brasil, sendo utilizada para preparar a chamada “água sagrada”. Tendo também como propriedade medicinais: anti-sifilítica, antiasmática, antidisentérica, antiartrítica, anti-herpética, anti-hemorroidária, antidiabética, desinflamatória de erisipela, diurético, emoliente, espectorante, maturativa.
A Alface d’água se caracteriza por ser flutuante e bastante rústica, isto é, cresce sem maiores cuidados e exigências para com as pessoas que a cultivam, mas devido a sua capacidade de multiplicação, pode se tornar uma planta daninha e tomar conta da água, e caso isso ocorra será necessário remover os excessos para que a sombra não tome conta da água.
Ela é uma espécie vegetal de pequeno porte, e atinge uma altura que varia de média de 05 (cinco) a 15 (quinze) centímetros e apresenta ciclo de vida perene, isto é, ela apresenta um ciclo de vida longo. A temperatura ideal para o seu cultivo é aquela que oscila dos 20 graus Celsius aos 30 graus Celsius.




Mais informações: