Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Parabéns aos alunos que venceram os desafios:

Deglutição:
O bolo alimentar, que se encontra na boca, é empurrado pela língua até a faringe, de onde, fechadas as vias respiratórias, chega até o esôfago, onde o peristaltismo o faz prosseguir até o cárdia, que se abre para deixá-lo passar para o estômago.Boca, faringe, esôfago, cárdia, estômago.
Pedro Henrique Santos Ribeiro, Colégio Roberto Carneiro, 1ºA

Vida em detalhes
A vida em detalhes
A imagem do Desafio é de uma anêmona.
Mariane Tironi , Colégio Roberto Carneiro, 1ºA

Menor bebê prematuro que sobreviveu no país teve alta em outubro

Uma história emocionante de vitória e avanço da ciência. Ana Júlia nasceu de seis meses, pesava menos de meio quilo. Hoje, com cinco meses ela tem o mesmo tamanho de um recém nascido.

Jornal Hoje
Edição do dia 06/10/2010

               Dois quilos duzentos e cinquenta gramas, 42 centímetros. Peso e medida de um recém nascido, mas Ana Júlia tem quase cinco meses. A menina nasceu em 28 de maio pesando apenas 365 gramas e medindo 27 centímetros.


              Leila, a mãe, é hipertensa e a gravidez teve que ser interrompida com 24 semanas. Neste momento, uma luta pela vida começou. Pequenina mas valente, Ana Júlia logo passou por uma cirurgia cardíaca.
              Por mais de um mês Ana ficou respirando com ajuda de aparelhos e recebendo nutrientes através do soro. Quando começou a ser alimentada com leite eram poucas gotas, um mililitro, de 6 em 6 horas.
“Em nenhum momento ela deu pra gente um indicio de que ela não viveria, ela sempre mostrou pra gente eu quero ficar e ela tá aí”, comenta Caroline Matioli Moraes, enfermeira.
               Ana Júlia é o menor bebê que nasceu e sobreviveu no país. Antes dela, só Arthur. Um menino que também nasceu aos seis meses de gestação em agosto de 2006 pesando 385 gramas, 20 gramas a mais que Ana.
              “Um bebê tão pequeno assim é necessário que as pessoas tenham muita experiência, porque a chance de cometer erros e a tolerância da criança ao erro é muito pequena”, comenta Fernando Martins, médico.
Cento e trinta e dois dias depois do nascimento, Ana Júlia finalmente foi pra casa. Ter alta da UTI significou vida normal pra ela: acompanhamento pediátrico, vacinas, crescimento, alimentação, tudo igual a qualquer outro bebê saudável. Mas pra quem esperou tanto por este momento e sofreu muito durante essa espera, é difícil acreditar que não seja um sonho.
            
Fonte:
Jornal Hoje
Edição do dia 06/10/2010

Desafio:
Qual a vantagem em se reproduzir sexuadamente se é tão difícil encontrar um(a) parceiro(a) ?
Jovem bulímica engole escova de dentes ao tentar provocar vômito         

             Parece que virou moda engolir coisas estranhas. Provavelmente existe no Orkut uma comunidade  com o nome "Eu também já engoli objetos estranhos" , com um número razoável de membros.
               Vocês se lembram do garoto inglês que engoliu uma tesoura? (este aí da postagem anterior - Deglutição Difícil). Pois é, ele tem uma "coleguinha" brasileira.
               Trata-se de uma adolescente de 17 anos, moradora de Belém, que engoliu uma escova de dentes ao provocar o vômito. Ela disse que tentou vomitar colocando o dedo na garganta, mas como não conseguiu, tentou usar uma escova de dentes comum, que acabou descendo. Quando tentou puxar, não conseguiu mais alcançar, então pegou uma outra escova e empurrou a primeira que estava na garganta.
               Pelo visto, além do distúrbio alimentar, a moça também apresenta o distúrbio que afeta sua noção de perigo (o mesmo do "coleguinha" inglês), afinal, não é qualquer pessoa que empurra uma escova garganta abaixo usando uma outra escova (que provavelmente nem era dela).

Assista o vídeo:



               No entanto, apesar deste fato parecer engraçado, a bulimia é um transtorno alimentar grave muito comum entre mulheres que se sentem "pressionadas" pelos padrões de beleza impostos pela sociedade ou pela mídia.
               Querer um corpo bonito e harmonioso não é errado e nem pecado, mas é importante saber que não existe beleza que resista à desnutrição, ou seja, a saúde do organismo é prioridade.
               Portanto, meninas e meninos, tenham uma alimentação saudável e balanceada e façam atividades físicas regularmente (supervisionadas por profissionais).
               E se, por qualquer motivo precisarem causar vômito, por favor, não usem a escova de dentes, o dedo é mais seguro - ele é preso à mão.