Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Maionese caseira é suspeita de intoxicar mais de 200 pessoas no interior de Minas Gerais

Maionese caseira supostamente utilizada por um trailer de sanduíches localizado em Visconde do Rio Branco (280 km de Belo Horizonte) teria causado intoxicação alimentar em mais de 200 pessoas que teriam frequentado o local no último fim de semana e consumido o produto.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura local, das 225 pessoas que procuraram unidades hospitalares do município queixando-se de febre, dores abdominais, vômito e diarreia, 39 ainda estão internadas. A venda de maionese caseira é proibida desde 2003 em Minas Gerais, conforme lei estadual. 
“Até segunda-feira tínhamos 39 pessoas internadas. Mas ainda não fizemos a atualização desse número hoje”, disse Camila Jorge Pinto, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade.
Questionada sobre o grande número de pessoas que teria afluído apenas a um único trailer da cidade e passado mal, a coordenadora atribuiu o volume de intoxicados à tradição do local.   
“Esse trailer é antigo na cidade. Tem mais de 20 anos. Por isso muitas pessoas vão lá para lanchar. Até então, nunca tínhamos tido problema com ele”, disse. Amostras do produto e de fezes dos pacientes internados foram encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. O resultado das análises deverá ficar pronto em 30 dias.


Desafio: explique como se dá e quais os sintomas do botulismo e da salmonelose.

Parabéns!

          Ao aluno que respondeu corretamente ao desafio vida em detalhes. Que fenômeno biológico está ocorrendo nesta foto?

           Nesta foto encontra-se uma libélula em sua primeira muda abandonando a forma aquática (anax).

Vida em detalhes O fenômeno biológico que está ocorrendo na imagem é a ecdise ou muda, processo no qual há mudança do exoesqueleto nos animais agrupados no clade denominado Ecdysozoa. O exoesqueleto que é descartado recebe o nome de exúvia, e uma vez completo o processo de crescimento, o inseto poderá se desenvolver até a próxima etapa de seu processo evolutivo.
Por Stepherson Dias Araújo – aluno 3º ano UNO vértice em 04/03/12

Os jovens escolheram a melhor!



          Esta música fez parte da trilha sonora de uma novela da rede Globo e foi sucesso naquela época. Muito boa mesmo.