Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

domingo, 25 de março de 2012

Parabéns!

        A aluna Letícia Gomes por responder corretamente ao desafio: Responda quais os tipos de processos respiratórios ele apresenta e suas respectivas fases.
Na fase de girinos os sapos têm uma respiração branquial externa ou interna. Quando adultos por metamorfose atrofiam as brânquias e desenvolvem os pulmões e a respiração cutânea. Por Letícia Gomes 3ºEM UNO vértice em 15/03/12.

Fiquem atentos!

         Nesta segunda, dia 26 de Março, teremos à oeste, logo após o por do sol, uma conjunção entre a lua, o planeta Vênus - estrela d'alva - e o planeta Júpiter. Eles estarão bem próximos no céu e visíveis a olho nu.

Bruno Mars vence mais uma!

Tem feito sucesso esse rapazinho.

Parabéns!

            Para a aluna Matildes do 2o EJA - Escola Estadual Engenheiro Pedro Magalhães, que respondeu corretamente ao desafio Vida em Detalhes desta semana. Que fruto é este?
Vida em detalhes 



           O termo fruto é o mais correto, em Biologia, quando tratamos do órgão das angiospermas que traz dentro de si sementes que serão amadurecidas e, de alguma forma, eliminadas no momento correto. 
         Existem vários tipos de fruto, comestíveis ou não. Dentre os comestíveis ocorrem os doces - que chamamos de frutas - e os outros, amargos, azedos, picantes ou sem sabor - que de forma vulgar chamamos de legume, verdura ou hortaliças.
         De qualquer forma, o jiló, a berinjela, a abóbora, o tomate, as pimentas, o chuchu (sem gosto), e muitos outros que nós comemos são frutos..
           Existem, também, frutos que enganam até gente experiente, como os pseudofrutos - frutos falsos. Estes são, normalmente, estruturas que sustentam o fruto verdadeiro, mas seu sabor ou suculência nos atraem mais. É o caso, por exemplo, do abacaxi, do morango e do caju.  


         Agora, apesar da definição que eu dei no início, nós temos um fruto que não possui sementes no seu interior, é a banana. Ocorrem em sua polpa pontos pretos que são óvulos não desenvolvidos pois a oosfera não foi fecundada.
 A imagem de vida em detalhes é uma moranga por Matildes em Vida em detalhes em 19/03/12