Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

sábado, 19 de maio de 2012

Efeito estufa não existe ?


Ulisses como já tinha te falado na aula. Esse cara disse que não existe camada de ozônio e nem aquecimento global. Esta aí, gostaria que você comentasse esse vídeo !!! Alef César – 2C ROCA. 






Antes de comentar este vídeo gostaria de debater com alunos e colegas professores cada comentário - muitos incompletos - feitos pelo prof. Ricardo Augusto. Durante toda a semana estarei recebendo e avaliando os comentários de nossos alunos. Participem!


Fórum aberto!


Creio que todos concordam que este homem esta errado.O efeito estufa existe sim, mas nao é somente uma coisa ruim, pelo contrario que todos pensam, o efeito estufa ja ajudou em alguns aspectos.O aquecimento da Terra também não fica sem efeito sobre a flora e a fauna. Na Antártida estão sendo vistas atualmente espécies de plantas que não existiam há dez ou quinze anos,efeito do aumento de 15 graus na temperatura do continente ao longo dos últimos 40 anos.Os mais avançados modelos matemáticos indicam que a temperatura média da Terra deverá aumentar em 2°C para uma duplicação da concentração de dióxido de carbono a partir do nível de 270 ppm.Agora depois destes fatos comprovador por cientistas, como podem discordar da existencia do efeito estufa. Rodrigo 1º E.M.


Na minha opniao o professor Ricardo Augusto contem argumentos corretos e falsos.Primeiramente dizer que, o que o professor Ricardo está fazendo, é justamente contradizer o discurso hegemônico com rigor científico.E eu concordo porque na natureza um evento não pode ser analisado num curto espaço de tempo, os eventos geológicos são cíclicos e as transformações se passam em milhões de anos.Em nome desta questao ambiental a industria verde tem faturado milhoes,devemos preservar e cuidar sim, mas puramente por uma questão racional de cuidar do que é nosso.O argumento que nao concordo e que mesmo em termos de precipitação isto não ocorreria, pois grande parte da precipitação na Amazônia é convectiva, e se eliminada a retenção de umidade que a floresta propicia este tipo de regime seria fortemente alterado, ficaríamos principalmente com precipitações regidas por monções que variam extremamente durante o ano.Gustavo santos 2°C/ E.M. 


Concordo com ele. Não existe nenhuma comprovação do aquecimento global, é apenas uma hipótese! Além disso, acredito que a Terra passa naturalmente por uma fase de glaciação e uma de aquecimento. Maria Caroline 1º B ROCA


Discordo com os argumentos do prof. Ricardo Augusto, como pode negar algo que os cientistas vem passando a anos, como pode contradizer um fato cientifico explicado e passado para todo o mundo? Pra que então toda essa preocupação com os problemas relacionados com o efeito estufa e a camada de ozônio se eles nem existem? Thales Almada 2º EM Uno Vértice


O efeito estufa é natural do planeta Terra. Consiste na retençao da radiaçao infra vermelho na baixas camadas da atmosfera,portanto discordo do professor Ricardo Augusto. Este fenômeno traz consequencias como o aumento da temperatura global derretendo assim as geleiras e causando a elevaçao do nivel do mar. Ana Paula - 2°C


O efeito estufa existe porque ele é um fenomeno natural e é responsável pela existencia da vida na Terra. No entando a dispersão de gases toxicos para a atmosfera por industrias e veiculos são os principais fatores do aumento de gás carbono na atmosfera, o que levaria a um maior aumento da temperatura que causará o derretimento de icebergs e geleiras, mudando assim a pluviosidade tendo como consequencia a elevação do nível do mar. Isso foi retirado de uma pesquisa promovida pela ONU, e a sua primeira conclusão foi que a temperatura média da Terra estaria se elevando, não só num local, mas também em todo o planeta, contrariando a opinião do geólogo Ricardo Augusto. Laila Brum - 2°C


O efeito estufa existe sim,pois se a Terra não estivesse envolta numa espécie de manto de ar que a mantém aquecida, seria fria demais para a vida humana. A atmosfera terrestre proporciona esse aquecimento porque contém pequenas quantidades de dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros gases. Os quais contribuem para a retenção do calor, através de um processo vital chamado efeito estufa. O efeito estufa ocorre quando a luz solar atravessa a atmosfera e alcança a superfície terrestre, parte da luz é refletida e parte é absorvida. A luz absorvida aquece a superfície da Terra. A superfície aquecida emite radiação infra-vermelha e retorna a atmosfera onde é absorvida pelos gases do efeito estufa. Esses gases ajudam a regular a temperatura do planeta. Devido a combustão de grandes quantidades de carvão e outros compostos, está ocorrendo um descontrolamento nesse processo, é o conhecido aquecimento global.Gabriel 1º E.M.


O assunto comentado pelo professor Ricardo Augusto é um assunto polêmico,mas ele apresenta otimos argumentos,então não se pode afirmar se o professor está certo ou errado,depende apenas de um fato temporal. Raphael Esteves 1º E.M Uno Vértice.


É muito fácil negar todos os argumentos anteriores dados por climatologistas por meio de pequenos comentários, como os feitos pelo professor da USP Ricardo Auugsto. Algumas citações ditas por ele me chamaram mais atenção: " O efeito estufa é a maior falácea científica que existe na história" e " não existe camada de ozônio". Ao dizer isto, o professor se posiciona contra e não aceita todas as pesquisas anteriores que apresentam fatos para a comprovação de tais fenômenos atmosféricos. Acredito que muitas pesquisas científicas não iriam ser publicadas se não tivessem o mínimo embasamento científico. Por isso, sou contra o argumento de Ricardo de que o efeito estufa, o aquecimento global, a camada de ozônio e a destruição desta por meio de CFC's e HCFC's não são verdadeiros e não foram comprovados cientificamente. Porém, é fato que o interesse financeiro pode influenciar na divulgação das pesquisas científicas, como no caso dos CFC's. Por este ponto concordo plenamente com Ricardo. Jonas - 2B.


O que o prof.ricardo algusto disse,na minha opinião é algo muito errado e falso.porque ele está querendo negar algo que a anos os cientistas tem explicado para todo mundo,e ao mesmo tempo muita gente está se preocupando com esse fato?se for assim então pode esquecer os gases na camada de ozonio LUIZ 2-E.M. UNO VÉRTICE.


Na minha opinião o Professor não está totalmente certo. O efeito estufa mantém a terra numa temperatura para a vida que nela existe. Logo o efeito estufa está presente na terra. O aumento da concentração de CO2 realmente pode junto com outros gases provocar um aumento desta temperatura média. Fabiano 1ºB ROCA.


Concordo com muitas falas dele. Porém ele é muito radicalista e, em certas partes, ele faz comentários equivocados, como dizer que o efeito estufa não existe. Concordo também que o “aquecimento global” é um negócio extremamente lucrativo para as empresas que se dizem ‘sustentáveis’. Foi bom ele ter deixado claro que não estava fazendo apologia nenhuma à destruição da Amazônia, pois devemos lembrar que ela, apesar de não ser o pulmão do mundo, para a surpresa do “intelectual” do Jô (desde a 5ª série sabemos disso), pode trazer muitos benefícios a nossa economia, com o turismo. Além disso, a indústria cinematográfica lucra muito com essas falsas hipóteses, influenciando ainda mais as pessoas a acreditar nelas. Devemos sempre pesquisar sobre o que vemos na TV, para não sermos controlados pela mídia, não é mesmo Ulisses? Thyago Henrique - 1°B - Roca.


Discordo com o professor em vários aspectos. Acredito sim que existe o efeito estufa, tanto o natural quanto o causado pelo homem, caso contrário a Terra não se manteria aquecida.O aumento do nível do mar e o derretimento das geleiras é um fato real que já foi comprovado. Há pouco tempo atrás, o Fantástico fez uma reportagem abordando esse assunto. O desmatamento é responsável por emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. No Brasil, 75% da emissão de gases poluentes são derivados do desmatamento. Como então o desmatamento não influencia no efeito estufa? Segundo o professor também, não existe camada de ozônio. Então quem exerce a função de filtrar a radiação solar que provoca riscos como a diminuição da velocidade de fotossíntese das plantas, além de trazer grandes danos à saúde humana e também riscos de doenças, tais como: câncer de pele e perturbações da visão ? As afirmações dele, na minha opinião, são falsas. Isabela Menezes 1 ano B ROCA.


Concordo com o professor, mas acho que mesmo assim devemos cuidar do planeta, pois o excesso de indústrias, carros e outros, afetam a população e também espécies animais e vegetais. Luíza Coimbra 1°B ROCA.


Eu concordo em partes com o prof, Ricardo, a terra sofre com períodos de aquecimento e glaciação desde a sua origem. Porém o aquecimento tem se agravado sim, com o aumento da emissão de co2 e outros gases poluentes.Se o agravamento do efeito estufa não existisse qual seria o objetivo por exemplo de reuniões como Cop 15 , a Rio +20 para reduzir a emissão de gases poluentes , desenvolver energias renováveis e efetuar formas sustentáveis para proteger o planeta? Fernanda Rabelo 1b.


Apesar de fazerem sentido, acredito que a maior parte das ideias não são verdadeiras. Discordo do fato da camada de ozônio não existir, mas concordo que uma ação em uma única cidade não pode modificar o mundo inteiro. Iuri Magalhães 1° B ROCA.


Eu concordo plenamente cm algumas falas do prof.Ricardo. Augusto , nao existem dados oficiais que comprovem o efeito estufa , mais ele e mto rigido com a teoria dele . JoaoVictor 1c -ROCA.


Como todos os assuntos atuais, que são mais discutidos, o efeito estufa tambem é bastante polemico e possui pessoas com opinioes diferentes. Escrever sobre o assunto, é um pouco complicado, pois nao ha comprovaçao. Como ocorreu no periodo dos dinossauros e outros animais que hj sao extintos, no planeta, em um espaço de tempo, ocorre um fenomeno chamado de glaciaçao. Acredito ser esse o motivo, mas nao deixando de acreditar que esse periodo esta sento antecipado pelo descaso do ser humano com o planeta. Jade Barbiéri 1ºano A - ROCA.

Eu discordo bastante com o prof. Ricardo Augusto, pelo fato de que a muito tempo, ciêntistas vêm provando que o efeito estufa existe sim, e isso pode se perceber ao longo dos tempos, pois cada vez mais ocorrem mais desastres naturais no planeta terra e a temperatura só vêm aumentando. Matheus Pardini - Uno Vértice - 2º ano E.M

A respeito do que o professor disse não tenho uma conclusão contra ou a favor, pois foi a primeira vez que eu vi uma opinião contrária como esta. Porém,enquanto não for divulgado mais fontes concretas dos dois pontos de vistas contra ou a favor, as pessoas devem agir de forma favorável ao meio ambiente. Mas temos que levar em consideração que o professor ao fazer tais conclusões estudou muito sobre o assunto ou seja tem grande conhecimento do tema. A verdade é que a mídia vincula muita coisa que é mentira para as pessoas e muitas vezes elas acreditam no que é passado. Portanto, eu nao deixaria de fazer a minha parte colaborando com o meio ambiente se não tenho conhecimento suficiente para afirmar se ele esta correto ou errado. Gabriela Aquino - 1ºD

Não concordo totalmente com ele, acredito que o efeito estufa existe , o derretimento das geleiras já é um fato comprovado. Klara Rabelo 1º B ROCA

Concordo em partes com o professor Ricardo Augusto, acho que ele foi muito radical em dizer que o efeito estufa não existe, ele pode estar certo, porém se foi pesquisado e muito divulgado a sua existência, verdades há nisso. Mas também na natureza em curto prazo não se analisa eventos como esse, as transformações que ocorrem levam muitos anos. Natália Gonçalves 1º A ROCA

Concordo com o professor, pois não existe nunhuma comprovação cientifica que fale que todo esse fenomeno pode prejudicar o nosso planeta. Acredito tambem que ele não é professor da USP por acaso e sim um professor renomado e que tudo isto não passa de uma hipótese. Tudo isso se explica sendo como o ciclo da Terra. Thiago M. Costa 1º B ROCA

Eu não concordo com o Prof. Ricardo Augusto, porque o efeito estufa é um fenômeno natural e é responsável pela existência da vida na Terra.E se o planeta não estivesse envolto numa espécie de manto que o mantém aquecido, seria muito frio para haver vida humana. Este fenômeno traz algumas consequências como o aumento da temperatura global, consequentemente derretendo as geleiras e causando a elevação do nível do mar. Thaís Cristhien - 2°ano;Uno Vértice

Ulisses,ambos os argumentos usados para explicar o efeito estufa e a camada de ozonio são convincentes.O professor Ricardo apresenta argumentos que serião e foram usados para justificar atitudes de alguns paises.Não posso afirmar se existe ou não o efeito estufa, somente acho que deveriamos reconsiderar novas pesquisas, ao inves de ficarmos presos a informações que existentes a dezenas de anos. Frederico 1°D Roberto Carneiro.
Discordo do prof.Ricardo Augusto,pois tanto aquecimento global quanto efeito estufa são fenômenos que existem e foram comprovados por cientistas e especialistas e apesar dos seus malefícios ainda podem trazer benefícios ao meio.Porém mesmo muitas vezes sendo divulgados como verdadeiros,o efeito estufa e o aquecimento global acabam sendo usados para a obtenção de lucro por meio das empresas de acordo com seus interessescomo disse o professor e climatologista da USP. Davi

Acredito que o professor Ricardo apresenta argumentos verdadeiros e falsos. Ele mostrou informações que não tem possibilidade de serem falsas, uma vez que foi muito específico, citando datas, etc e além disso, é um homem estudado. Mas em sua fala, ele deu a entender que o homem não tem nenhuma influência na natureza, o que eu discordo completamente. Existem vários problemas no mundo hoje, como o derretimento das calotas polares, a inundação provocada pelo mar, entre outros, que estão ocorrendo simultaneamente, e, para mim, não podem ser mera coincidência. Carolina Gontijo - 2ºC RC

Discordo do professor Ricardo, pois se não existe nenhum fenômeno natural prejudicial ao planeta, como efeito estufa, aquecimento global, porque houveram pesquisas que comprovaram o quão ruim tudo é à Terra? Ele é apenas um que veio sem fatos ou pesquisas verídicas que comprovam isso, para tentar passar por cima de pesquisas concretas feitas a anos. Se realmente nada existisse talvez tudo já teria sido degradado e a vida no planeta estaria quase extinta, pois como exemplo disso, precisamos das árvores para respirar, se o desmatamento das mesmas não fossem prejudiciais, muita gente usaria isso descontroladamente e haveriam menos ou quase nenhuma. Esse Ricardo é apenas mais um querendo ganhar espaço na mídia. Iara Melo. 2°E.M - Uno Vértice

Discordo com o professor em vários aspectos. Acredito sim que existe o efeito estufa, tanto o natural quanto o causado pelo homem, caso contrário a Terra não se manteria aquecida.O aumento do nível do mar e o derretimento das geleiras é um fato real que já foi comprovado. Há pouco tempo atrás, o Fantástico fez uma reportagem abordando esse assunto. O desmatamento é responsável por emissão de gases que contribuem para o efeito estufa. No Brasil, 75% da emissão de gases poluentes são derivados do desmatamento. Como então o desmatamento não influencia no efeito estufa? Segundo o professor também, não existe camada de ozônio. Então quem exerce a função de filtrar a radiação solar que provoca riscos como a diminuição da velocidade de fotossíntese das plantas, além de trazer grandes danos à saúde humana e também riscos de doenças, tais como: câncer de pele e perturbações da visão ? As afirmações dele, na minha opinião, são falsas. Felipe Marins (SALSICHA) 1 ano C ROCA

Acredito que o Dr. Ricardo Felicio expressa seus argumentos equivocadamente ao dizer que o efeito estufa não existe, pois já é comprovado cientificamente que ele realmente existe e que pode ser visto também como um lado positivo, sendo assim creio que um homem conceituado deve pensar melhor antes de expressar opiniões sem fundamento. LUIS OTAVIO 2ºC Nº24 ROCA

Eu concordo com algumas coisas que o prof. Ricardo Augusto falou, ou seja, acho que estamos colocando muita urgência nesse assunto sobre o aquecimento global, pois o nosso planeta passa por vários processos, por vários ciclos e para mim esse é apenas mais um deles. Mas dizer que o efeito estufa não existe já é demais, pois ele já foi explicado várias vezes para o mundo inteiro por vários cientistas renomados. Para mim, não é o prof. Ricardo Augusto que vai desmenti-los. Renato Felix - 2ºEM UNO

Concordo com o professor quanto alguns assuntos, como que a Terra passa por períodos de aquecimento e glaciação e que há um abuso de empresas e da mídia por cima de supostos problemas ambientais. Mas em algumas partes acho que ele estava errado, ele disse que o efeito estufa e a camada de ozônio não existem, mas creio que essas afirmações estejam erradas. Antônio Arnaldo - 1ºB ROCA

Discordo plenamente com o fato da camada de ozônio não existir. Se temos ou não provas sobre a existência dessa camada, basta pensar quem então nos protege dos raios UV, capazes de causar inúmeros danos a saúde. O professor pareceu muito inseguro do que dizia, extremamente radicalista, alem de se contradizer enumeras vezes. Humberto Pardini - ROCA

Eu concordo com o professor Ricardo Augusto quando ele diz que o aquecimento global virou desculpa para todos os problemas que andam acontecendo no mundo,mas discordo quando ele afirma que o efeito estufa não existe.O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.Esse tema e bastante polemico pois ele nega estudos realizados anteriormente. Nathalia 1B ROCA

Por se tratar de uma entrevista realizada com um professor de uma renomada faculdade como a USP, acredito que o Climatologista não tenha motivos para mentir. É claro que aprendemos que o Efeito Estufa e a Camada de Ozônio existem, mas como toda teoria está sujeita a mudança, a opinião do professor pode ser viável. Por outro lado, não se pode acreditar eu uma opinião como esta levando em conta que o mundo todo acredita nas consequências que o aquecimento global gera no planeta e consequentemente, gera ao homem, além de se acreditar que seja causado pelo mesmo. É importante procurarmos opiniões em vários locais e não acreditar inicialmente que tal fato é real por causa de ter sido transmitido em um programa de TV "famoso" popularmente. Com tudo isso, acredito que a entrevista contem fatos verdadeiros, mas não TOTALMENTE reais. Marcela Marcondes.

Eu acredito que o Professor Ricardo foi um tanto quanto equivocado eu dizer que ''efeito estufa não existe'' , não podemos sair por ai fazendo afirmações sem ao menos ter uma comprovação cientifica destas. A anos vários cientistas acreditam em tudo que ele diz ser mentira, e a maioria destes cientistas são ''sérios'' como o próprio gosta de se referir. Porém ao afirmar que existe um grande jogo de marketing em tudo isso, eu concordo. Vivemos na era do capitalismo, tudo hoje em dia é desculpa pra gerar dinheiro, contudo não é porque as empresas tentam fazer isso com qualquer fato que significa que elas inventaram ele. Acho que o professor precisa primeiramente de mais provas, porque sair por ai falando qualquer bobagem todo mundo é capaz, só irão ser ouvidos aqueles que realmente tiverem o que mostrar. Ana Luisa Oliveira Elstner - 1°B - Roca



Penso que devemos nos basear em estudos, observações, etc para chegarmos a conclusões, de acordo com esse professor em vários de seus argumentos não existe prova alguma que o aquecimento global está acontecendo. Realmente acredito que ele esteja certo, mas como ele mesmo disse, que não usemos essa fala de um climatólogo conceituado como alegativa vã de legalizar o desmatamento, ou o descaso com o planeta, devemos cuidar da Terra sim, mas não por causa do aquecimento global, e sim pelo fato de ser onde moramos, e ser o que temos a oferecer pra gerações futuras, já que histórias vão e vem, fases vão e vem, mas a Terra, essa vem se mostrando imbatível! - Henrique Leite 1c.

Concordo com o professor, pois o aquecimento global ainda é somente uma hipótese. Discordo dele no momento em que diz que a camada de ozônio não existe.Achei interessante quando diz que o mar sofre alterações em seu nível não por causa do aquecimento global,e sim por fatores naturais com o EL NIÑO . João Paulo Theodoro -1ºB- ROCA.

Eu acho que o que ele falou tem fundamento,mas pelo que eu aprendi,o efeito estufa existe sim e é ele que faz com que a temperatura do planeta fique "suportável".Jhenifer Gomes 1ºD ROCA.

Eu concordo plenamente cm algumas falas do prof.Ricardo. Augusto , não existem dados oficiais que comprovem o efeito estufa , mais ele e muito rígido com a teoria dele . Joao Victor 1c –ROCA.

O vídeo vencedor é...!




A Taylor Swift não sai das paradas de sucesso lá fora ou aqui no Brasil. Muito bom!