Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

domingo, 1 de maio de 2011

Parabéns!

A aluna Maria Carla do ROCA que respondeu corretamente ao desafio Vida em detalhes.
Vida em detalhes

          A imagem retrata: Eclipse total do Sol de 29 de março de 2006: A Estação Espacial Internacional (ISS) estava em posição de ver a sombra (terreno) umbral elenco pela Lua que se movia entre o Sol e a Terra durante o eclipse solar em 29 de março de 2006. Esta imagem do astronauta capta a sombra umbral (todo sul da Turquia, Chipre do Norte, e no Mar Mediterrâneo). As pessoas que vivem nessas regiões observaram um eclipse solar total, em que a Lua cobre completamente o disco solar. A fotografia do astronauta foi tomada em aproximadamente 2:00 pm, hora local. Este eclipse solar total é o quarto ocorrido desde 1999. A parcela do ISS visível na parte superior da imagem é a Estação Espacial Remote Manipulator System.
Por maria carla em 27/04/11

Corpo embalsamado e sangue preservado

                Na época de sua morte, que ocorreu em 2 de abril de 2005 o corpo do papa João Paulo II (Karol Wojtyla) foi embalsamado e lacrado em três caixões diferentes para ser preservado e homenageado por milhares de católicos do mundo todo. Seu sangue foi conservado em um tubo de ensaio com heparina, o que impede sua coagulação.

        A cerimônia de beatificação destacou dotes intelectuais, morais e espirituais do pontífice. João Paulo II morreu em 2005, aos 84 anos, após 27 anos de pontificado.

Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005), neste domingo (1º).

 

Após a leitura de um texto sobre a vida do pontífice, ocorreu o principal momento da cerimônia, em que foi descerrado um retrato de João Paulo II, a partir de então denominado beato. "Concedemos que o venerado servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato", proclamou Bento XVI.
A freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand - cuja a cura do mal de Parkinson, a mesma doença degenerativa do papa, em junho de 2005, é tida como a primeira graça de João Paulo II- levou ao altar uma ampola contendo sangue do Papa, enquanto outra religiosa que o acompanhou durante o papado, levou algumas de suas relíquias.
A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado.
                A beatificação de João Paulo II é um evento histórico sem precedentes já que nos últimos mil anos da Igreja Católica nenhum papa proclamou seu antecessor como beato.
                O processo de beatificação do Papa João Paulo II, neste domingo (1º), é um passo prévio à canonização do pontífice.
Desde que se facilitou o caminho da canonização para os futuros santos, graças à reforma do Código de Direito Canônico de 1983, diminuíram os obstáculos e exigências para se chegar a santo.

                São três as etapas principais pelas quais deve passar o candidato a santo: confirmação das "virtudes heróicas", beatificação e canonização, para as quais se necessita a comprovação de pelo menos dois milagres (veja infográfico do site G1).




              Além de ser considerado um evento histórico pela igreja católica, a beatificação de João Paulo II é certamente motivo de muita comoção para muitos fiéis católicos, especialmente para aqueles que, como eu, nasceram na década de 80 e cresceram ouvindo suas mensagens e vendo na sua pessoa forte e acolhedora a imagem de "pai-papa" de toda uma geração.