Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

sábado, 21 de maio de 2011

Arriba, arriba!

          Vitor.

          Você ganhou o convite para a festa do terceiro ano do CECRI, por responder corretamente o desafio proposto.

          O nome dela é Elysia chlorotica, para fazer fotossíntese a lesmatem de se associar aos cloroplastos de uma alga marinhaquando se alimenta. E foi na segunda-feira, 1 de novembro de 2010. Aluno: Victor Ano: 1° - E.M. Escola: Cecri
Por Victor em Desafio! às 14:01

Peças raras tropicais

          Na escola estudamos que quanto maior a temperatura média de um bioma maior sua biodiversidade, assim é de se esperar que florestas como a de Borneu, do Congo, Amazônica e Atlântica sejam ricas em diferentes espécies de seres vivos, alguns muito conhecidos e vítimas do tráfico mundial de espécies, hoje, chamado de biopirataria por suas implicações econômicas e políticas.
          Vejam estes seres:

Raflesia sp. é a maior flor do mundo, encontrada em Borneu, e chega a mais de 1 metro de diâmetro. É mal cheirosa e atrai com isto mosca para sua polinização.

Amorphophallus titanum é a maior inflorescência – conjunto de flores em mesma estrutura – originária da Indonésia. Esta foto mostra um exemplar que levou 17 anos para florescer em uma estufa na Suíça.

Dicksonia sellowiana  são enormes samambaias arbustivas que alcançam 4 metros de comprimento e são encontradas na mata atlântica por exemplo. Este exemplar é de uma samambaiaçu imperial.

Coccoloba sp. é a planta angiosperma com a maior folha do mundo e vive na Amazonia.

          Parabéns àqueles que pesquisaram e principalmente aos que acertaram o desafio proposto em classe.

          Maria Carla Tolentino. 1A Roberto Carneiro. Resposta da questão formulada durante a aula sobre a maior folha: Originária da Amazônia, a planta do gênero Coccoloba, família Poligonaceae, se destaca das demais por apresentar a maior folha vegetal da terra. Suas folhas podem medir até 2,5 m de comprimento por 1,4 m de largura. Trata-se da maior folha entre as Dicotiledôneas catalogadas no acervo do Herbário do INPA.