Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A arca exultante

O livro “The Exultant Ark” (A Arca Exultante), do biólogo Jonathan Balcombe,  especialista em comportamento animal  traz um estudo sério sobre o prazer dos animais.
Balcombe fez contato com nada menos do que 75 fotógrafos para coletar imagens para o seu  livro, lançado em maio.
          A publicação tem um duplo propósito. Um é fazer com que leitor sinta prazer ao ver as fotos e o outro, mostrar que animais - até mesmo insetos e invertebrados - podem experimentar sensações de prazer como nós humanos.

          Para Balcombe, o prazer é adaptativo: assim como “a dor desencoraja os animais de fazer coisas que resultem no risco de ferimentos ou morte, que não são resultados bons no processo evolutivo, o prazer é a maneira usada pela natureza para aumentar as chances de sobrevivência e a produção reprodutiva”.

Sabemos que o prazer existe em pelo menos uma espécie animal: a humana. Balcombe argumenta que os animais podem experimentar formas de prazer inacessíveis aos humanos e que são equipados para sentir prazer. Como sabemos, os animais sentem dor, por que não sentiriam prazer?
Em sua conclusão, Balcombe argumenta que a capacidade que um animal possui de sentir prazer é um fator importante a ser levado em conta na discussão dos direitos dos animais. “O fator decisivo real quando se analisa se um ser merece ou não respeito e compaixão é a capacidade de sentir”.






Adaptação da edição de 1º de agosto de 2011 da Folha de S. Paulo