Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

sábado, 26 de julho de 2014

Taxonomia

A taxonomia é o ramo da Biologia que estuda e classifica as espécies de seres vivos e como o número de espécies já é muito grande alguns cientistas são obrigados a criar nomes estranhos. Mas estes são bem interessantes.    
Quando o pesquisador Diego Nunes Barbosa, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), descobriu sete novas espécies de vespa, resolveu buscar inspiração na série “Game of Thrones” para nomeá-las. Os insetos descobertos receberam nomes em homenagem às casas que lutam pelo poder na saga americana: Arryn, Baratheon, Lannister, Martell, Targaryen, Tully e Stark.

“Gosto muito da série, já li todos os livros. Além disso, o número de espécies descritas no mundo já está muito grande, e os nomes não podem ser iguais. A gente tem que usar a criatividade para dar nomes novos”, conta Barbosa. Ele publicou o artigo que descreve a descoberta das novas espécies em junho na revista “Zoologia”, da Sociedade Brasileira de Zoologia, junto com seu orientador, Celso Azevedo.
Laelius lannisteri (Foto: Diego Nunes Barbosa/Zoologia/Sociedade Brasileira de Zoologia)
Adaptados ao latim, como exigem as normas do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, os nomes das novas espécies ficaram: Laelius arryniL. baratheoniL. lannisteriL. martelliL. targaryeniL. tullyi e L. starki.            
As novas espécies são do gênero Laelius, que ocorre no mundo inteiro, mas principalmente na América do Sul e no México. Barbosa estudou exemplares desse gênero pertencentes a coleções do Brasil e de outros países. A análise das características externas dos insetos permitiu distinguir as sete novas espécies.
Ele conta que o Departamento de Ciências Biológicas da Ufes tornou-se uma referência internacional no estudo de vespas da família Bethylidae, da qual o gênero Laelius faz parte. Por isso, coleções de insetos de vários países enviam exemplares para serem estudados por pesquisadores do centro.
Fonte: G1 por Mariana Lenharo, em São Paulo 26/07/2014 
Biólogo nomeia novas espécies de vespa inspirado em 'Game of Thrones'