Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Responda estas questões

          1-Faça uma leitura sobre a tragédia japonesa e, considerando as cadeias alimentares e os ciclos biogeoquímicos, explique por que se deve preocupar com a qualidade do leite das regiões próximas de 30 km de Fukushima?

          2-O Brasil já sofreu com um grande problema ligado a contaminação por material radiotivo no estado de Goiás. Faça um texto de 30 palavras no máximo sobre este assunto.

         3-Agora que a Terra parou de tremer, tenta-se resgatar os corpos antes que o Japão sofra com  algum tipo de epidemia. Por quê?

Sugestões de leitura: O estadão, O globo, uol notícias, G1 e R7 na internet.

Vulcões podem ter tido papel crucial na criação das primeiras formas de vida

LONDRES - Um experimento realizado há mais de 50 anos revelou que os vulcões podem ter desempenhado um papel crucial na formação dos primeiros blocos de construção orgânica da vida, o que levou à replicação das primeiras formas de vida sobre a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, segundo reportagem do "Independent".
          As amostras de laboratório que sobram de um experimento em 1958 em uma universidade americana revelaram, com a ajuda de técnicas modernas, que cientistas descobriram que gases expelidos por vulcões podem ser usados para fazer a essência de aminoácidos e proteínas do enxofre.
          A descoberta é reivindicada por Stanley Miller, que como estudante demonstrou que uma "sopa" de água e alguns gases simples, como amônia e hidrogênio poderiam, com a ajuda de descargas elétricas, simular relâmpagos, produzindo as mais complexas moléculas orgânicas de vida. Miller morreu em 2007 e conduziu muitos experimentos na Universidade da Califórnia.
         Uma outra série de experimentos feita cinco anos depois com gás vulcânico revelou que Miller foi o primeiro cientista a sintetizar o enxofre na simulação de meio-ambiente terrestre. No total, foram encontrados 23 aminoácidos e quatro componentes similares às aminas, incluindo sete substâncias contendo enxofre.

Fonte: O Globo

lookfordiagnosis.com

Conforme combinado, segue a tabela com os principais aminoácidos: