Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Doe sangue! Veja como é fácil

Dia Nacional do Doador de Sangue

                                                                                                                                                                                                    


     
  Hoje comemora-se o dia nacional do doador de sangue.

        Seja você também um doador!

             




Para fazer a doação, algumas exigências são feitas:
  • o candidato deve ter entre 18 e 65 anos de idade; estar com boa saúde;
  • não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; pesar acima de 50 quilos;
  • ter dormido bem na noite anterior à doação; não ter tido sintomas de gripe ou resfriado, febre ou diarreia nos últimos sete dias;
  • não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ser usuário de drogas;
  • não apresentar ferimento ainda não cicatrizado; não estar grávida ou em período de amamentação (é necessário aguardar três meses após parto normal e seis meses após cesárea);
  • não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia, não ter feito tatuagem, não ter sido exposto a situações de risco para aquisição de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
               Para doar, o candidato não pode estar em jejum. Se a doação de sangue for feita pela manhã, é preciso que o doador esteja bem alimentado. Se for à tarde, deve-se esperar três horas após o almoço.
              O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias, para os homens, e 90 dias, para as mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 65 anos, o intervalo é de seis meses.
              O material utilizado para a coleta do sangue é descartável e não há risco de se contrair doenças. A cada nova doação, o candidato passará por nova triagem clínica e o sangue será submetido a rigorosos testes laboratoriais.
              Os Interessados em doar sangue devem procurar uma das unidades de atendimento. A doação pode ser feita na hora do comparecimento ou agendada com antecedência, por telefone. Antes da doação, o candidato passa por triagem clínica e só doa sangue quem estiver em boas condições de saúde.

Desafio: Um dos critérios observados em uma transfusão de sangue é a compatibilidade entre os grupos sanguíneos (doador - receptor).  Nesse contexto, explique como ocorre reação antígeno-anticorpo.

Qual é a segurança do sangue?

Pacientes submetidos a transplante de órgãos, em terapia para o câncer e portadores de muitas outras doenças dependem de transfusão de sangue para o seu tratamento. O sangue também é crítico para a sobrevida de recém-nascidos prematuros e de pessoas que sofreram grandes acidentes.

Para que possamos ter sangue disponível para todos aqueles que dele necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.

Quando uma transfusão de sangue pode ser necessária?

Você pode precisar de transfusão de sangue em uma grande variedade de situações. Para repor uma perda aguda de sangue que pode ocorrer durante cirurgias, em acidentes, durante o tratamento de câncer ou para repor células que são anormalmente destruídas pelo organismo ou não fabricadas pela medula óssea.

A transfusão de sangue é segura?

A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado, fizeram dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.

Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, HIV, Sífilis e Chagas, podem doar sangue. Antes de toda doação, o candidato é submetido a um teste de anemia, à aferição de seus batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura e respondem a um questionário onde é lhe perguntado detalhadamente questões sobre a sua saúde e sobre seu comportamento. Somente após essas etapas é que o candidato estará aprovado para a doação de sangue. Todo o sangue doado será rigorosamente testado para as doenças passíveis de serem transmitidas pelo sangue.
Importante: Se você é usuário de droga intravenosa, tem múltiplos parceiros sexuais, acha que sua saúde ou comportamento podem colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou sua real intenção é de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE, procure os Centros de Testagem e Aconselhamento. Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Por essa razão, se você pertence a alguma das situações acima, deve ser honesto no questionário e não doar sangue, pois você pode estar no período de janela imunológica.

Fontes: hemominas
              http://www.prosangue.com.br

Parabéns

Aos alunos que responderam corretamente os desafios:

Células-tronco

Túlio Fernades Coelho - 1 Ano - CECRI

Teoricamente, a “melhor” célula-tronco para tratar qualquer tecido seria a embrionária — ou célula-tronco multipotente embrionária —, porque possui potencial para formar qualquer tecido. E quanto à capacidade de transformação,as Células-Tronco embrionárias tem uma capacidade bem maior que as Células-Tronco adulta.

Por Túlio Fernandes Coelho em EUA autorizam segunda empresa a testar células-tronco... em 24/11/10
 
 
Vida em detalhes
 
Izabela Chiodi Laine Mateus - 1º Ano - Uno Vertice
 
A vida em detalhes
 
... essa foto se trata da formiga Tapinoma melanocephalum.
 
Por bella  em 23/11/10