Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morre "o cara" que inventou a maior parte dos aparelhos que aporrinham os professores em sala de aula


Steve Jobs, cofundador de Apple, morreu nesta quarta-feira, depois de ter anunciado, há pouco mais de um mês, sua saída da Apple por motivos de saúde. Logo, a preocupação dos especialistas da área era sobre o futuro da Apple, se a empresa conseguiria manter o ritmo e ditar as inovações tecnológicas.
Mesmo com os conhecidos problemas de saúde de Jobs, os mercados receberam a notícia de sua renúncia como um jato de água fria. A segunda empresa do mundo em capitalização de mercado, com excelente saúde financeira, viu suas ações caírem mais de 5% na Bolsa de Nova York, após a notícia da morte de Jobs.
O câncer de pâncreas é raro antes dos 30 anos de idade, sendo mais comum a partir dos 60 anos. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), os casos da doença aumentam com o avanço da idade: de 10/100.000 casos entre 40 e 50 anos para 116/100.000 entre 80 e 85 anos.
No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos de câncer, sendo responsável por 4% do total de mortes por câncer. Por ano, nos Estados Unidos, cerca de 26 mil pessoas são diagnosticadas com a doença.
A taxa de mortalidade por câncer de pâncreas é alta, pois é uma doença de difícil diagnóstico e extremamente agressiva.

Fontes: INCA (Instituto Nacional de Câncer) e Terra Brasil

O estudo do ciclo celular e principalmente do processo de mitose forneceu bastante conhecimento para apoiar as pesquisas contra o câncer e outras doenças.
Desafio:
Diferencie a citocinese em células vegetais da citocinese em células animais.