Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morre "o cara" que inventou a maior parte dos aparelhos que aporrinham os professores em sala de aula


Steve Jobs, cofundador de Apple, morreu nesta quarta-feira, depois de ter anunciado, há pouco mais de um mês, sua saída da Apple por motivos de saúde. Logo, a preocupação dos especialistas da área era sobre o futuro da Apple, se a empresa conseguiria manter o ritmo e ditar as inovações tecnológicas.
Mesmo com os conhecidos problemas de saúde de Jobs, os mercados receberam a notícia de sua renúncia como um jato de água fria. A segunda empresa do mundo em capitalização de mercado, com excelente saúde financeira, viu suas ações caírem mais de 5% na Bolsa de Nova York, após a notícia da morte de Jobs.
O câncer de pâncreas é raro antes dos 30 anos de idade, sendo mais comum a partir dos 60 anos. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), os casos da doença aumentam com o avanço da idade: de 10/100.000 casos entre 40 e 50 anos para 116/100.000 entre 80 e 85 anos.
No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% de todos os tipos de câncer, sendo responsável por 4% do total de mortes por câncer. Por ano, nos Estados Unidos, cerca de 26 mil pessoas são diagnosticadas com a doença.
A taxa de mortalidade por câncer de pâncreas é alta, pois é uma doença de difícil diagnóstico e extremamente agressiva.

Fontes: INCA (Instituto Nacional de Câncer) e Terra Brasil

O estudo do ciclo celular e principalmente do processo de mitose forneceu bastante conhecimento para apoiar as pesquisas contra o câncer e outras doenças.
Desafio:
Diferencie a citocinese em células vegetais da citocinese em células animais.

39 comentários:

Renato disse...

Citocinese animal: as células animais não possuem parede celular, por isso, a citocinese dá-se por estrangulamento. Na zona equatorial da célula forma-se um anel contráctil de filamentos proteicos, estes contraem-se puxando a membrana para dentro, dando origem ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma até que se de a divisão completa da célula, originando duas células-filhas.

Citocinese Vegetal: Ao contrario das células animais, estas possuem parede celular, que não permite que a divisão se de por estrangulamento. Assim, entram vesículas derivadas do Complexo de Golgi que se vão alinhar à região equatorial da célula, fundem-se formando a membrana plasmática, este processo leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — Plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células.

Renato Felix - 1º ano UNO

Anônimo disse...

DESAFIO:
NOME:Wesley Jonathan de Castro Santos
1°Ano C ROCA
Citocinese em células animais
Nestes organismos, a citocinese ocorre pelo estrangulamento do citoplasma na região equatorial da célula, causado pela contração do anel formado por proteínas contráteis como a actina e miosina. Esse estrangulamento tem início na periferia da célula e termina no centro. Portanto, este tipo de divisão citoplasmática é chamada de citocinese centrípeta.

Citocinese em vegetais

A parede celular impede o estrangulamento do citoplasma como ocorre na célula animal. Neste caso, a citocinese ocorre através da formação do fragmoplasto. As membranas das vesículas do complexo de Golgi se fundem originando as membranas plasmáticas da futuras células filhas.
A citocinese em plantas e animais é, basicamente, diferentes uns dos outros devido à presença da parede celular, que é uma das células de diferentes partes da planta.

Jonas disse...

Na citocinese animal:as células animais não possuem parede celular, por isso, a citocinese se dá por ESTRANGULAMENTO. por completo.Já a citocinese vegetal ocorre de maneira diferente porque esta célula possui parede celular.

Gabriel disse...

A diferencia da citocinese animal para a vegetal são: as células animais não possuem parede celular , por isso, a citocinese dá-se por estrangulamento. Na zona equatorial da célula forma-se um anel contráctil de filamentos proteicos, estes contraem-se puxando a membrana para dentro, dando origem ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma até que se de a divisão completa da célula, originando duas células-filhas.
Ao contrario das células animais, estas possuem parede celular, que não permite que a divisão se de por estrangulamento. Assim, entram vesículas derivadas do Complexo de Golgi que se vão alinhar à região equatorial da célula, fundem-se formando a membrana plasmática, este processo leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — Plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células.

Mirela disse...

A citocinese (cito= célula / cinese= movimento) é a divisão da célula toda e do citoplasma. Ela inicia no final da Telófase (fase da Mitose), e tem fim quando a célula acaba por se separar completamente.

A citocinese em célula animal dá-se por estrangulamento, uma vez que essa não possui parede celular. O que estrangula o citoplasma até se dá a divisão celular originando as duas células- filhas, é a contração de anel contráctil de filamentos protéicos (que são formados na zona equatorial da célula) que puxa a membrana para dentro (invaginação).

Já a citocinese em célula vegetal não se dá por meio de estrangulamento, uma vez que essa possui parede celular. A formação da membrana plasmática (que consiste em fundir vesículas derivadas do Complexo Golgiense que se alinham a região equatorial da célula) leva a formação da lamela entre as células filhas. Como a parede das células não é contínua, vai possuir poros chamados Plasmodesmo, que são pontos de interrupção por onde atravessam filamentos de citoplasma das células vizinhas (comunicação celular).

É curioso analisar o que ocorre com Steve Jobs (câncer de pâncreas). Na Mitose, (fase- Telófase) processo de reprodução celular, originou uma célula cancerígena (aquela que deriva de uma célula cujo mecanismo de regulação foi alterado).

Graças ao estudo do processo da Mitose, hoje temos conhecimentos para entender várias doenças, principalmente, o câncer.

Mirela, 1ºA, RoCa.

Mirela disse...

Citocinese (cito:célula, cinese:movimento) é a divisão do citoplasma e da célula. Inicia-se no final da Telófase e termina quando a célula se divide por completo.

A CITOCINESE ANIMAL dá-se por estrangulamento devido as células animais não possuírem parede celular. É formado um anel contráctil de filamentos protéicos na zona equatorial da célula, o qual se contrae, puxando a membrana para dentro e originando um sulco de clivagem que estrangula o citoplasma resultando assim na divisão completa da célula e originando duas células-filhas.

Já a CITOCINOSE VEGETAL ocorre em células que possuem parede celular, impossibilitando a divisão por estrangulamento. Na região equatorial da célula são alinhadas vesículas derivados do Complexo de Golgi, estas fundem-se formando a membrana plasmática e levando também a formação da lamela mediana entre as células-filhas.

Posteriormente, ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periférica. A parede celular possuirá poros por não ser contínua, estes poros, chamados de Plasmodesmos, são responsáveis por permitir a ligação entre os citoplasmas das duas células.

O que ocorreu com Steve Jobs (câncer de pâncreas) foi resultado de uma célula cancerígena, cujos mecanismos de regulação foram alterados, a célula sofreu mutações.

Maria Carla O. R. Tolentino Nº24 1ºA Roberto Carneiro

Thaís Cristina disse...

Devido á ausência da parede celular na célula, a citocinese animal ocorre por estrangulamento, diferente da vegetal, que por a célula possuir parede celular, a citocinese ocorre com o alinhamento de vesículas derivadas do complexo golgiense.

Thayna Pereira disse...

A célula vegetal, por possuir parede celular, faz com que a sua citocinese ocorra com o alinhamento das vesículas que derivam do complexo de golgi. Diferentemente das vegetais, as células animais por não possuírem parede celular, permite que a citocinese ocorra por estrangulamento.

Thayna Pereira disse...

A célula vegetal, por possuir parede celular, permite que a sua citocinese ocorra com o alinhamento das vesículas derivadas do complexo de Golgi. Diferentemente, as células animais, por não possuírem parede celular, executam a citocinese por estrangulamento.

Thayna Pereira disse...

A célula vegetal, por possuir parede celular, permite que a citocinese ocorra com o alinhamento de vesículas derivadas do complexo de Golgi. Diferentemente, a célula animal, por não possuir a parede celular, executa a citocinese por estrangulamento.

Thayna Pereira disse...

Nas células animais, como não há parede celular, há uma divisão da membrana plasmática por estrangulamento, e a citocinese é chamada de centrípeta.
Nas células vegetais, devido a presença de uma parede celular, não é possível ter uma divisão por estrangulamento. O que ocorre é uma aglomeração na região equatorial de vesículas originadas do complexo de Golgi. Essas vesículas se unem, formando uma faixa delgada, apartando as células-filha.
Após este processo, acontece a síntese das paredes celulares, que se estendem do centro até a periferia, com o nome de divisão centrífuga.

Stênio Teixeira Assis disse...

As células animais não possuem parede celular, por isso, a citocinese dá-se por estrangulamento. Na zona equatorial da célula forma-se um anel contráctil de filamentos proteicos, estes contraem-se puxando a membrana para dentro, dando origem ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma até que se de a divisão completa da célula, originando duas células-filhas. Já a célula vegetal, ao contrario das células animais, possuem parede celular, que não permite que a divisão se de por estrangulamento. Assim, entram vesículas derivadas do Complexo de Golgi que se vão alinhar à região equatorial da célula, fundem-se formando a membrana plasmática, este processo leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células.

Anônimo disse...

Citocinese animal: as células animais não possuem parede celular, por isso, a citocinese dá-se por estrangulamento. Na zona equatorial da célula forma-se um anel contráctil de filamentos proteicos, estes contraem-se puxando a membrana para dentro, dando origem ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma até que se de a divisão completa da célula, originando duas células-filhas.
Citocinese Vegetal: Ao contrario das células animais, estas possuem parede celular, que não permite que a divisão se de por estrangulamento. Assim, entram vesículas derivadas do Complexo de Golgi que se vão alinhar à região equatorial da célula, fundem-se formando a membrana plasmática, este processo leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — Plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células.

Matheus Pardini / 1º Ano E.M - Uno Vértice

Ana Cecília disse...

Nas células animais, como não há parede celular, há uma divisão da membrana plasmática por estrangulamento, e a citocinese é chamada de centrípeta.
Nas células vegetais, devido a presença de uma parede celular, não é possível ter uma divisão por estrangulamento. O que ocorre é uma aglomeração na região equatorial de vesículas originadas do complexo de Golgi. Essas vesículas se unem, formando uma faixa delgada, apartando as células-filha.
Após este processo, acontece a síntese das paredes celulares, que se estendem do centro até a periferia, com o nome de divisão centrífuga.

citocinose disse...

A palavra citocinese vem da palavra grega “cito” que significa célula.
O processo de citocinese acontece quando a célula eucariótica divide para formar duas células filhas. Há uma diferença no processo de citocinese de um animal para uma planta.Isso ocorre pela presença de uma parede celular das plantas, que ao invés de formar um anel contrátil das células vegetais, como fazem as células animais,elas formam uma placa de células no meio da célula.
O aparelho de Golgi libera vesículas que contêm materiais da parede celular.Essas vesículas fundem no plano equatorial formando a placa celular. A placa de células inicialmente começa como uma rede de tubos de fusão, que se torna então uma rede de tubos-vesiculares como componentes cada vez mais são adicionados.
A partição em duas copias ocorre na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse partida em duas (citocinese centrípeta). Há uma distribuição de organelas pelas duas células-irmãs. A citocinese é, na verdade a divisão do citoplasma. Essa divisão pode ter início já na anáfase, dependendo da célula.

Laila disse...

Citocinese é a divisão do citoplasma e da célula. A diferença entre a citocinese animal e a citocinese vegetal é que a célula animal não possue parede celular, o que permite o estrangulamento. Já a célula vegetal possue parede celular, o que o leva a um outro processo de citocinese. - Laila Brum 1° A

Gabriel Ferreira disse...

Esse é um evento que ocorre em decorrência do processo chamado mitose(divisão celular).
Após a divisão do núcleo, ocorre a divisão do citoplasma, chamada CITOCINESE.
Nas células animais, a membrana plasmática sofre uma invaginação que vai avançando pelo citoplasma até dividir a célula em duas iguais.
Nas células vegetais a citocinese não produz o estrangulamento do citoplasma(de fora para dentro) como nas células animais. Logo após a divisão dos cromossomos, forma-se uma "parede" chamada lamela média, no centro da célula e à medida que vai depositando material(celulose), separa as duas células-filhas(de dentro para fora).

jussara disse...

Na mitose vegetal, não há centríolos nem formação de fibras; e a citocinese ocorre de dentro para fora. No caso da célula animal, este evento ocorre de fora para dentro, ou seja: de forma centrípeta. Jussara 1°B - ROCA

Anônimo disse...

DESAFIO:

OBS:ULISSES É SO PARA GARANTIR QUE A PRIMEIRA RESPOSTA CHEGOU AI E TAMBÉM UMA FORMA DE ESTUDO JÁ QUE AS RESPOSTAS SE DIFEREM UMA DA OUTRA.

CITOCINESE ANIMAL: as células animais não possuem parede celular, por isso, a citocinese dá-se por estrangulamento. Na zona equatorial da célula forma-se um anel contráctil de filamentos proteicos, estes contraem-se puxando a membrana para dentro, dando origem ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma até que se de a divisão completa da célula, originando duas células-filhas.
CITOCINESE VEGETAL: Ao contrario das células animais, estas possuem parede celular, que não permite que a divisão se de por estrangulamento. Assim, entram vesículas derivadas do Complexo de Golgi que se vão alinhar à região equatorial da célula, fundem-se formando a membrana plasmática, este processo leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — Plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células.

NOME:Wesley Jonathan 1°Ano C ROCA

Matheus disse...

A diferença é que nas células animais, sem parede celular, após a telofase a membrana citoplásmatica começa a sofrer um estrangulamento na zona equatorial da célula, resultante da interacção de filamentos proteicos de actina e miosina localizados juntos da membrana plasmática, já nas células vegetais a existência de uma parede celular rígida altera o processo, que não pode ocorrer por estrangulamento. Em vez de se formar uma anel contráctil, como nas células animais, forma-se uma placa celular – lamela média – na região média da célula.

Camila disse...

Na célula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos - actina e miosina (proteínas existentes nas células musculares) -, que se contraem, puxando a membrana para dentro. Assim, é causado um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separem as duas células-filhas.

Nas células vegetais, como a existência de parede celular não permite a divisão citoplasmática por estrangulamento, um conjunto de vesículas derivadas do Complexo de Golgi vão alinhar e fundir-se na região equatorial, formando a membrana plasmática, o que leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente, verifica-se a deposição de celulose - ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula, que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — plasmodesmos -, que permitem a comunicação (trocas) entre células.

Camila disse...

Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos - actina e miosina (proteínas existentes nas células musculares) -, que se contraem, puxando a membrana para dentro. Assim, é causado um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separem as duas células-filhas.




Nas células vegetais, como a existência de parede celular não permite a divisão citoplasmática por estrangulamento, um conjunto de vesículas derivadas do Complexo de Golgi vão alinhar e fundir-se na região equatorial, formando a membrana plasmática, o que leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente, verifica-se a deposição de celulose - ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula, que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — plasmodesmos -, que permitem a comunicação (trocas) entre células.



Mateus Silva Lara 1ºA ROCA

Laura Ribeiral disse...

Nas células animais, como não há parede celular, há uma divisão da membrana plasmática por estrangulamento, e a citocinese é chamada de centrípeta. 

Nas células vegetais, devido a presença de uma parede celular, não é possível ter uma divisão por estrangulamento. O que ocorre é uma aglomeração na região equatorial de vesículas originadas do complexo de Golgi. Essas vesículas se unem, formando uma faixa delgada, apartando as células-filha. 

Matheus disse...

DIFERENÇA ENTRE CITOCINESE ANIMAL E VEGETAL:

A citocinese é a divisão do citoplasma. nas células dos animais ele é centrípeta, ou seja, como ela não tem parede celular o processo ocorre por estrangulamento. Já nas células vegetais ela é centrífuga, ou seja, as visículas entram em sua parede celular e se fundem formando a membrana plasmática e posteriormente a parede celular.

MATHEUS MARTINS COELHO Nº30
COLÉGIO ROBERTO CARNEIRO 1ºB

Ana Paula Silva disse...

A Citocinese é diferente em celulas animais e em células vegetais, devido á estrutura q estas apresentam a citocinese se procederá também de diferentes maneiras.
A Citocinese em células animais ocorre por estrangulamento, isto é, na zona equatorial da célula formam-se aneis de microtubulos responsaveis pela contracção da membrana celular, sendo esta dirigida de fora para dentro, empurrando assim, a superficie da celúla até se individualizarem as células filhas.Ja a citocinese em células vegetais não ocorre por estrangulamento, pois a parede celular rígida destas não permite tal.

julinh@ disse...

Nas celulas animais, sem parede celular, apos a telofase a membrana citoplasmática começa a sofrer um estrangulamento na zona equatorial da célula , resultante da interação de filamentos proteicos de actina e miosina localizados juntos da membrana plasmatica. Já nas celulas vejetais a existencia de uma parede celular rigida altera o processo, que nao pode ocorrer por estrangulamento. Em vez de se formar um anel contactil, como nas celulas animais, forma-se uma placa celular na região média da célula.

julinh@ disse...

julhin@, é o e-mail,da minha irmã eu sou a Ana Clara do 1ºb

Marina Lima Roca disse...

Na Citocinese Vegetal, as células vegetais, possui a existência de parede celular o que não permite a divisão citoplasmática por estrangulamento; isto é CENTRÍPETA (de fora para dentro). Já na Citocinese Animal não possuem parede celular e forma-se na zona equatorial um anel contrátil de filamentos proteicos - actina e miosina (proteínas existentes nas células musculares) -, que se contraem, puxando a membrana para dentro; isto é CENTRÍFUGA (de dentro para fora).
MARINA LIMA - Aluna do Roca 1º ano A

thales.jedi disse...

A citocinese em células animais inicia-se por uma invaginação da membrana plasmática que ao se completar, divide a célula em duas, totalmente individualizadas. Trata-se, portanto, de uma citocinese centrípeta(de fora para dentro), possível graças a flexibilidade da membrana plasmática já na vegetal a citocinese é centrífuga(de dentro para fora) pela formação de lamela média.

Carol Gonçalves disse...

A diferença é que nas células animais a Citocinese ocorre por estrangulamento, isto é, na zona equatorial da célula formam-se aneis de microtubulos responsaveis pela contracção da membrana celular, sendo esta dirigida de fora para dentro, empurrando assim, a superficie da celúla até se individualizarem as células filhas.
Já nas células vegetais a Citocinese não ocorre por estrangulamento, pois a parede celular rígida destas não permite tal. A Citocinese é devida às vesículas derivadas do Complexo de Golgi vão-se alinhar-se na zona equatorial da célula, posteriormente estas fundem-se dando origem a uma estrutra plana, individualizando-se as células filhas.

Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa!! disse...

A diferença entre citocinese em células vegetais da citocinese em células animais é nas células animais não possuem parede celular, por isso, a citocinese dá-se por "estrangulamento". Na zona equatorial da célula forma-se um anel contráctil de filamentos proteicos, estes contraem-se puxando a membrana para dentro, dando origem ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma até que se de a divisão completa da célula, originando duas células-filhas. Mas na citocinese vegetal é ao contrario das células animais, estas possuem parede celular, que não permite que a divisão se de por estrangulamento. Assim, entram vesículas derivadas do Complexo de Golgi que se vão alinhar à região equatorial da célula, fundem-se formando a membrana plasmática, este processo leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — Plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células.

Gabriel Amaral disse...

Nas células animais, a membrana plasmática sofre uma invaginação que vai avançando pelo citoplasma até dividir a célula em duas iguais.
Nas células vegetais a citocinese não produz o estrangulamento do citoplasma (de fora para dentro) como nas células animais. Logo após a divisão dos cromossomos, forma-se uma "parede" chamada lamela média, no centro da célula e à medida que vai depositando material(celulose), separa as duas células-filhas (de dentro para fora).

Gabriel Amaral disse...

Nas células animais, a membrana plasmática sofre uma invaginação que vai avançando pelo citoplasma até dividir a célula em duas iguais.
Nas células vegetais a citocinese não produz o estrangulamento do citoplasma (de fora para dentro) como nas células animais. Logo após a divisão dos cromossomos, forma-se uma "parede" chamada lamela média, no centro da célula e à medida que vai depositando material (celulose), separa as duas células-filhas (de dentro para fora).

GABRIEL RIVADÁVIA - 1º A

Gabriel Amaral disse...

Nas células animais, a membrana plasmática sofre uma invaginação que vai avançando pelo citoplasma até dividir a célula em duas iguais.
Nas células vegetais a citocinese não produz o estrangulamento do citoplasma (de fora para dentro) como nas células animais. Logo após a divisão dos cromossomos, forma-se uma "parede" chamada lamela média, no centro da célula e à medida que vai depositando material (celulose), separa as duas células-filhas (de dentro para fora).

GABRIEL RIVADÁVIA - 1º A

Matheus disse...

A diferença entre a citocinese em celula vegetal e a citocinese em celula animal é que nas células animais, sem parede celular, após a telofase a membrana citoplásmatica começa a sofrer um estrangulamento na zona equatorial da célula, resultante da interacção de filamentos proteicos de actina e miosina localizados juntos da membrana plasmática já nas células vegetais a existência de uma parede celular rígida altera o processo, que não pode ocorrer por estrangulamento. Em vez de se formar uma anel contráctil, como nas células animais, forma-se uma placa celular – lamela média – na região média da célula.


Aluno:Matheus Adriano Divino Pereira 1°C
n°31

alef disse...

Nas células animais, sem parede celular, após a telofase a membrana citoplásmatica começa a sofrer um estrangulamento na zona equatorial da célula, resultante da interacção de filamentos proteicos de actina e miosina localizados juntos da membrana plasmática.Já Nas células vegetais a existência de uma parede celular rígida altera o processo, que não pode ocorrer por estrangulamento. Em vez de se formar uma anel contráctil, como nas células animais, forma-se uma placa celular

Alef César 1ºA

Kennedy disse...

Nas células animais, sem parede celular, após a telofase a membrana citoplásmatica começa a sofrer um estrangulamento na zona equatorial da célula, resultante da interacção de filamentos proteicos de actina e miosina localizados juntos da membrana plasmática.

Nas células vegetais a existência de uma parede celular rígida altera o processo, que não pode ocorrer por estrangulamento. Em vez de se formar uma anel contráctil, como nas células animais, forma-se uma placa celular – lamela média – na região média da célula.

Bruno Rodrigues disse...

CITOCINESE ANIMAL: As células animais não possuem parede celular, por isso, a citocinese dá-se por estrangulamento. Na zona equatorial da célula forma-se um anel contráctil de filamentos proteicos, estes contraem-se puxando a membrana para dentro, dando origem ao aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma até que se de a divisão completa da célula, originando duas células-filhas.

CITOCINESE VEGETAL: Ao contrario das células animais, estas possuem parede celular, que não permite que a divisão se de por estrangulamento. Assim, entram vesículas derivadas do Complexo de Golgi que se vão alinhar à região equatorial da célula, fundem-se formando a membrana plasmática, este processo leva à formação da lamela mediana entre as células-filhas. Posteriormente ocorre a formação das paredes celulares de cada nova célula que cresce da parte central para a periferia. Como a parede das células não vai ser contínua, vai possuir poros — Plasmodesmos, que permitem a ligação entre os citoplasmas das duas células.

Bruno Rodrigues Pereira Mourão 1ºA

Ramon Gazoni disse...

Introdução
Divisão do citoplasma, resultando na individualização das células-filhas resultantes de divisão celular por mitose ou meiose. A citocinese difere entre células animais e vegetais, consequência das diferenças morfológicas das mesmas.

Citocinese animal
Nas células animais, sem parede celular, após a telófase a membrana citoplasmática começa a sofrer um estrangulamento na zona equatorial da célula, resultante da interação de filamentos proteicos de actina e miosina localizada juntos da membrana plasmática.

Citocinese vegetal
Nas células vegetais a existência de uma parede celular rígida altera o processo, que não pode ocorrer por estrangulamento. Em vez de se formar uma anel contráctil, como nas células animais, forma-se uma placa celular – lamela média – na região média da célula. A formação da lamela média pode resumir-se em cinco passos:
1. Formação do fragmoplasto – rede de micro túbulos que dirige e suporta a placa celular
2. Deposição e fusão de vesículas no plano equatorial originando uma rede tubular de vesículas
3. Fusão continuada de túbulos membranares e sua transformação em camadas após deposição de calose, celulose e outros componentes da parede celular
4. Reciclagem do excesso de membrana formada e outros materiais excedentes da placa celular
5. Fusão com a parede celular parental
O fragmoplasto resulta da desintegração do fuso acromático, servindo como local de depósito de vesículas provenientes do complexo de Golgi, contendo lipídios, proteínas e carboidratos necessários à formação da nova parede celular.