Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

domingo, 21 de agosto de 2011

Bebês já nascem com dentes



          A amamentação tem sido um tanto dolorosa para inglesa Patrícia Caulfield, de 25 anos. Ela deu à luz a Faye Armstrong, que nasceu com dois dentes bem afiadinhos. A mãe disse que notou os dentes um dia depois do nascimento no hospital Ormskirk. A notícia foi publicada no Dailymail.
          - Quando ela nasceu, eu notei duas fendas brancas em sua gengiva inferior e as enfermeiras disseram que eram dentes. Na manhã seguinte, quando fui alimentá-la, senti uma dor aguda.
          As crianças muitas vezes nascem com botões, mas dificilmente dentes cheios. Em duas semanas de idade, já cresceram mais dois molares na parte de trás da boca da pequena Faye.
          A maioria dos bebês não desenvolve seu primeiro dente até os seis meses de idade, e, quando isso ocorre, geralmente é um incisivo central inferior. Faye nasceu três semanas antes do esperado.
          - Eu continuo brincando que se a gravidez tivesse ido até o fim, ela teria nascido com todos os dentes.

Fonte: R7.com, 06-12-2010



          A família descobriu que essa é uma característica genética e teve que antecipar os cuidados dentários.
        Ninguém pode negar que a pequena Summer Whelan já nasceu sorrindo. Nos primeiros minutos de vida, seus pais Karen e Andy, ambos de 35 anos, de Newcastle, na Inglaterra, perceberam que a garota havia nascido com dois dentes frontais da gengiva inferior já formados. A estimativa é os primeiros dentes do bebê cresçam entre 4 e 10 meses.
         Preocupados, Karen e Andy levaram a filha ao odontopediatra doze horas após o parto e descobriram que nascer com dentes é uma característica genética. A avó de Andy, Shirley BurnIt, 76 anos, também nasceu com dois dentes.
          Aliviados, os pais passaram a gostar da situação. “Foi muito engraçado quando eu entrei em trabalho de parto, ouvi meu marido Andy contar a minha mãe sobre sua avó que havia nascido com dentes. Nós estávamos rindo, quando, poucas horas depois, nossa filha Summer estava em nossos braços... com dois dentes também”, contou Karen ao jornal britânico Daily Mail.
        Agora, Karen e Andy, que já têm outros dois filhos Chirelle, 15 e Dylan, 9, estão sempre com a casa cheia de convidados. Toda a família e os amigos querem conhecer o sorriso inusitado de Summer.
        A bebê já tem a sua escova de dentes. “É minúscula, mas essencial para que eles continuem brancos”, diverte-se Andy.

Fonte: G1.com, 16-08-2011

            Como vocês podem ver não foi a primeira vez que um bebe nasce com dentes, e nem será a última, mas isto é interessante para fomentar estudos que ligam os hábitos alimentares modernos e os processos gestacionais. Enquanto alguns acham que dentes podem deixar de nascer como o ciso, outros discordam desta ideia LAMARQUISTA. Será que nossa evolução nos levará a nascer já com dentes e vamos deixar de amamentar para comer carne quando recem nascidos? De acordo com o texto dê uma resposta plausível comentando a razão para este fenômeno e as teorias evolucionistas estudadas.