Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Samambaia Lady Gaga

Os  "pequenos monstros"  agora tem um bom motivo para se interessarem  por Biologia.


Cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos homenagearam a cantora pop Lady Gaga ao escolherem o nome de um novo gênero de samambaias, descoberto em regiões da América Central e do Sul, além do México e dos EUA. 

A este gênero, batizado de ‘Gaga’, pertencem 19 espécies - duas delas recém descobertas.

A homenagem foi feita primeiramente porque as plantas, em uma das fases iniciais da vida, antes de se tornarem grandes e cheias de folhas, são muito parecidas com um dos figurinos famosos da cantora. 

Lady Gaga, à esquerda, usando um figurino muito parecido com uma das fases da vida das novas samambaias, à direita (Foto: Divulgação/Duke University)

Além disso, quando os cientistas fizeram o sequenciamento do DNA das espécies – representado sempre pelas letras ATCG, combinadas de diferentes formas –, descobriram a sequência GAGA.

Sequenciamento do DNA das espécies do gênero 'Gaga' (Foto: Divulgação/Duke University)

Segundo Kathleen Pryer, coordenadora do estudo, o nome Lady Gaga foi dado a este gênero devido a defesa da cantora pela igualdade e expressão individual.
Duas das espécies do gênero ‘Gaga’ são inéditas para a ciência. Gaga germanotta, encontrada na Costa Rica, recebeu o nome de nascença da artista, Stefani Germanotta. Outra espécie, Gaga monstraparva, encontrada no México, recebeu o nome dedicado aos fãs de Lady Gaga, chamados comumente por ela de “pequenos monstros”.


Fonte: Época