Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Partenogênese

partenogênese, também chamada partogênese, é um processo de crescimento e desenvolvimento de um embrião sem que ocorra a fertilização, ou seja, ocorre por reprodução assexuada. Ocorre com fêmeas que apresentam a capacidade de procriar sem que haja um parceiro sexual, havendo a participação apenas do gameta feminino.

Jararaca que realizou partenogênese em zoo de Campinas.

Este fenômeno acontece naturalmente em certas plantas, seres invertebrados (como pulgas de água, abelhas, escorpiões entre outros) e vertebrados (como lagartos, cobras, salamandras, alguns peixes).

Escorpião e seus filhotes sobres suas costas.

Os seres que se reproduzem desta maneira geralmente estão relacionados à ambientes isolados, como ilhas oceânicas. Contudo, geralmente a partenogênese é apenas uma possibilidade de forma reprodutiva, sendo que a reprodução sexuada (com a participação do gameta masculino) é a mais comum. Esta intercalação pode ocorrer como resposta da pressão ambiental.

Nas abelhas este processo ocorre para a produção de zangões.


Neste grupo as rainhas saem para o acasalamento uma única vez e neste dia elas se enche de sêmen, que fica reservado em uma bolsa chamada espermateca, e fundam uma nova colmeia. Quando a rainha colocar ovos fecundados e alimentar suas larvas com mel cresceram operarias; se alimentar com geleia real cresceram novas rainhas. Mas, se o óvulo não for fecundado, o ovo eclode uma larva que cresce como zangão e este é também haploide.

Muitos outros animais, como o pulgão das videiras, o Bombyx mori (mariposa que, na fase de larva, é conhecida como bicho da seda) e a dáfnia ou pulga d’água realizam em certas circunstâncias, naturalmente, a partenogênese.

Pulga da água.

Ocasionalmente, em certos animais, como a mosca Myastor metraloa, as larvas conseguem produzir precocemente seus óvulos, os quais logo a seguir, evoluem partenogeneticamente, originando novas larvas. Essa partenogênese na fase larvária recebe o nome de pedogênese.

Desafio:
Alguns animais realizam outro processo reprodutivo muito estranho. Trata-se da troca de sexo em um estágio da vida. Qual o nome deste processo? O que leva a sua ocorrência? Cite três espécies que realizam este fenômeno.

9 comentários:

Cristiana disse...

16/02/2012 10h03 - Atualizado em 16/02/2012 11h26
Índia transfere vila para salvar tigres
Cerca de 350 moradores viviam em santuário para animais no norte do país.
Da BBC

Toda uma vila foi realocada na Índia para ajudar a proteger tigres, informaram autoridades locais.
Mais de 350 pessoas de 82 famílias da pequena cidade de Umri, na reserva de tigres de Sariska, no Estado de Rajastão (norte da Índia) foram transferidos na semana passada para outros locais.
O número de tigres em Sariska chegou a zero antes de subir novamente para cinco nos últimos três anos. Em 2002, eram 16.
Nas últimas décadas as populações de tigres vinham diminuindo. Uma contagem feita em 2011 estimou que 1,7 mil animais viviam na natureza, um leve aumento em relação a 2007, quando eram 1,4 mil.
A estimativa, há um século, era de que 100 mil tigres vivessem no país.
Umri é a segunda vila em Sariska a ser transferida em esforços para assegurar um habitat seguro para que os tigres consigam aumentar sua população.
Há 11 vilas com uma população de cerca de 2,5 mil pessoas localizadas no coração da reserva de tigres que precisam ser transferidas, segundo o governo local. A transferência de outros quatro agrupamentos deve ocorrer nos próximos quatro anos.
A maioria dessas pessoas trabalha em atividades pastorais.
"É um processo longo porque os moradores devem concordar em se mudar, não podemos forçá-los, mas apenas convencê-los", disse o porta-voz do governo local Somasekhar.
A indenização que eles recebem em terras, dinheiro e animais, equivale a 1 milhão de rúpias, ou R$ 34 mil. Os que aceitam mudar são transferidos para terras cultiváveis próximas de suas propriedades originais.

A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e invade o habitat de espécies animais e vegetais, contribuindo na maioria das vezes com a extinção, como mostra a reportagem. Evidencie a importância do habitat para os seres vivos.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/02/india-transfere-vila-para-salvar-tigres.html

Cristiana Freitas Araújo -2b

Izabela Chiodi disse...

O nome deste processo é Gonocorismo. A inversão ocorre quando a proporção entre os dois sexos sofre algum desequilíbrio. Com ela, a espécie se defende. Aumentam as chances de ocorrer encontros reprodutivos bem sucedidos.As três especies que realizam este fenômeno são: Peixe-palhaço, Betta e o Muçum.

Carol Gonçalves disse...

Ulisses, estou pesquisando sobre esse outro processo reprodutivo, da troca de sexo e em cada lugar acho uma coisa. Já encontrei que é por consequência da poluição, outro por alta temperatura e outro por quantidade de peixes machos ou fêmeas no cardume. E também não encontrei o nome do processo. Me ajuda?

Anna Carolina M.
2°C

Renato disse...

O nome deste processo é "protandria". O fato de haver a necessidade de aumentarem as chances de ocorrer encontros reprodutivos bem sucedidos é o que leva a sua ocorrência. Amphipriom ocellaris, Amphipriom polymnus, Amphipriom akallopisus.

Renato Felix - 2º ano UNO

Iara Melo disse...

É uma espécie de hermafroditismo incompleto. Nas espécies em que o sexo feminino é o primeiro a se tornar activo, diz-se que a espécie é protogínica. No caso inverso, diz-se protândrica.Isso acontece pois, os indivíduos possuem órgãos sexuais masculinos e femininos, mas apenas um dos tipos se encontra activo num determinado momento. Normalmente, o animal atinge a maturidade sexual com um determinado sexo e, no processo de crescimento, as gónadas convertem-se no outro sexo e tornam-se activas mais tarde. Exemplo: garoupas, peixe-palhaço, abelhas..

Letícia Gomes disse...

Dez por cento das espécies de peixes mudam de sexo. Os peixes transexuais dividem-se em dois grupos.

No primeiro deles, os peixes são chamados transexuais protândricos. Quando jovens, têm glândulas sexuais potencialmente capazes de produzir óvulos e espermatozóides. Quando atingem o estágio de pré-adultos, tornam-se machos sexualmente ativos.

O segundo grupo é chamado de protogínico. Reúne 90% dos peixes que trocam de sexo. Nesse grupo, os peixes têm ovários em sua primeira fase; as glândulas transformam-se em testículos na segunda fase. A inversão só acontece uma vez e não se realiza sempre. Somente 15% dos peixes mudam de sexo.

EXEMPLO: Peixe Palhaço

Letícia Gomes disse...

Hermafroditismo no mar A maioria dos casos de hermafroditismo provém de baixas latitudes. Cerca de 50% das famílias de peixes teleósteos tropicais contém espécies hermafroditas. No mar vivem diversos seres hermafroditas que usam várias formas para perpetuarem as suas espécies. Alguns seres mantêm ambos os sexos em simultâneo durante toda a vida, o que é algo raro. Outros mudam de sexo durante a vida (sequencialmente) face às condições ambientais e populacionais.

Letícia Gomes 3º em uno

Gabriela Max disse...

Chama-se hermafroditaum ser ou animal que possui órgãos sexuais dos dois sexos, numa espécie dioica.

Gabriela Max 3ºEM uno

Gabriela Max disse...

Velocidade do som em diferentes meios:
Borracha: 54 m/s
Água: 1.400 m/s
Ferro: 5.100 m/s
Granito: 6.000 m/s
Aço: 5.900 m/s

Gabriela Max 3º EM uno