Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

domingo, 22 de maio de 2011

Mapa do Brasil pode pular de 26 para 33 Estados

Depois da reforma ortográfica, vem a reforma "geográfica"!

Congresso discute propostas de mudança e a mais avançada é a que divide o Pará em três
Amanda Polato, do R7

          Neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou a realização de um plebiscito para a população do Pará decidir se concorda com a criação de dois novos Estados: o do Carajás e o do Tapajós. Mas a mudança no mapa do Brasil não para por aí. O Congresso tem propostas para criar 11 unidades da federação, entre Estados e territórios. E, se forem aprovadas, o país passará de 26 para 33 Estados e criará quatro territórios.



            A região Norte sofreria a maior mudança em sua geografia porque, além do desmembramento do Pará, abrigaria os quatro territórios: Rio Negro, Solimões, Juruá e Oiapoque. No Nordeste, são três ideias: o Estado do Maranhão do Sul, o da Gurgueia (desmembramento do Piauí) e o do Rio São Francisco (separação de parte da Bahia). Já no Centro-Oeste, o movimento se concentra no Estado do Mato Grosso, onde podem surgir duas novas divisões: Mato Grosso do Norte e Araguaia.
             Os movimentos de separação já têm mais de 20 anos, explica o geógrafo Gilberto Rocha, da UFPA (Universidade Federal do Pará). Durante as discussões para elaboração da Constituição de 1988, regiões manifestaram interesse em se tornarem independentes. Uma delas é o atual Tocantins, que pertencia à Goiás.




3 comentários:

Jonas disse...

Natural das florestas da Sumatra, a Titan Arum é a maior flor do mundo, com incríveis 3 metros de altura e com mais de 1 metro de diametro .

Jonas Campos 1 °C

Jonas disse...

Rafflesia arnoldii é um membro do gênero Rafflesia. Ela é famosa por produzir a maior flor do mundo, atingindo 106 cm de diâmetro e pesando até 10 kg. A espécie é natural das ilhas de Samatra e Bornéu, na Indonésia.Rafflesia arnoldii, popularmente conhecida como flor-monstro, apelido é bem apropriado: nas florestas da ilha de Sumatra, na Indonésia, já foram encontrados exemplares de até 1 metro de diâmetro, pesando 11 quilos.

Stênio Teixeira Assis disse...

Vida em detalhes
Alevinos, larvas de peixes