Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NOVIDADES!!!

          Tenham todos uma ótima volta às aulas.
          Traremos toda semana dois clipes musicais para votação e o escolhido vai para o hall do entretenimento, a escolha depende da participação de todos os seguidores do MEUBIOBLOG.
          Outra mudança importante é o espaço do aluno, no qual será publicada a melhor reportagem comentada por você. O aluno que tiver sua coluna publicada será premiado.
          Estas são algumas das sugestões de alunos.

5 comentários:

Izabela Chiodi disse...

A divisao pertencente ao vegetal da fotos do vida em detalhe: planta medicinal conhecida como cavalinha, do gênero Equisetum, Divisão Sphenophyta.

Victor disse...

A imagem ao lado da "Vida em Detalhes" é a divisão das traqueófitas, são os primeiros vegetais a apresentarem vasos condutores.


Victor - Cecri - 1anoE.M.

Letícia Gomes disse...

A imagem ao lado se trata da pteridofita conhecida como cavalinha, do gênero Equisetum, Divisão Sphenophyta.

Letícia Gomes 2º ano Uno Vertice.

Anônimo disse...

A própria sociedade de consumo em que vivemos fumenta uma necessidadede consumo em bens que não nos são necessários a so brevivência. Torna-se assimfrequente que as pessoas se desfaçam de determinados objectos pois já saiu ummodelo novo com melhores características e que não podemos de deixar de comprar,ou porque simplesmente aquele que tinham já não esta na moda. Estes h ábitos deconsumo levam a uma enorme produção de resíduos que tende a aumentar nasociedade consumista de hoje em dia, porque cada vez o consumismo é uma questãomais presente na sociedade moderna especialmete de produtos não essenciais. Foiprecisamente devido a estes problemas que surgiu a regra dos 3 R¶s (reduzir Reciclar e Reutilizar). A política dos 3R¶s é um conjunto de ações sugeridas durante aConferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 5° Programa Europeupara o Ambiente e Desenvolvimento, realizado em 1993.Actualmente na regra ou política dos 3 R¶s foi introduzida um novo parâmetro aRecuperação passando assim a ser a Politica dos 4 R¶s (Reduzir, Reciclar, Reutilizar eRecuperar).A aplicação da Regra dos 4R¶s é a melhor forma d e resolver ou minorar oproblema da produção e gestão de resíduos e consequente poluição ambiental, quedeve servir de base à actuação individual de cada um de nós, assim como dasentidades competentes.
Matheus Pardini - Uno Vértice - 1º Ano E.M

Davi disse...

Os Quatro Rs

Uma boa ideia para pensar em soluções para os problemas do lixo são os 4 Rs ("quatro erres"): reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Mas é importante lembrar que, para ter um bom resultado na melhoria do meio ambiente, os 4 Rs devem ser trabalhados igualmente.

R de Reduzir
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é reduzir a quantidade do que consumimos. No supermercado, por exemplo, podemos escolher produtos com pouca embalagem ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Na hora de levar as compras para casa, por que não levar uma sacola mais resistente, para evitar o uso de muitas sacolinhas de plástico? E na hora de escolher os bens duráveis, como fogão e geladeira, o negócio é escolher modelos de melhor qualidade, com garantia, que durem mais, reduzindo a necessidade de comprá-los de novo em breve.

R de Reutilizar
Reutilizar significa guardar coisas que normalmente seriam jogadas fora e usá-las de novo. É uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento.

Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas. Uma garrafa vira um vaso de plantas, a camisa velha vira um pano de chão, os potes de sorvete se transformam em potes para guardar comida, e por aí vai. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais de uma vez todas as coisas que consumimos, o quanto estaremos diminuindo o lixo de casa!

R de Reciclar
Depois de evitar consumir coisas desnecessárias e de reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar.

Reciclar é transformar uma coisa velha numa coisa nova. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.

Reciclar é, por exemplo:


•Transformar papel usado em pasta de papel e depois fazer papel novo a partir dessa pasta;
•Esmagar garrafas de vidro usadas em bocadinhos pequeninos e derretê-los para fazer novos produtos em vidro;
•Derreter latas de alumínio usadas, prensar o material derretido em folhas e moldar estas folhas em novas latas ou outros produtos de alumínio.

R de Repensar
Quando falamos neste quarto R, estamos querendo repensar nossos hábitos de consumo, que por muitas vezes são exagerados. É preciso parar e pensar antes de cada compra. O consumismo - comprar, comprar, comprar, mesmo que aquilo não seja necessário para você - traz ainda mais problemas para o planeta. Causa o esgotamento dos recursos naturais (ou seja, vão acabando a madeira, as reservas de metais, os animais etc.), a poluição das águas, do ar e do solo.