Quem somos nós?

Minha foto
Divinópolis, Minas Gerais, Brazil
Ulisses A. Natividade, Pedagogo, Biólogo,Professor de Ciências, Biologia e Física.

domingo, 8 de abril de 2012

A beleza da polinização


Aprecie a beleza das imagens! Em seguida responda:
Qual é a relação ecológica entre os animais e as plantas?

7 comentários:

Letícia Gomes disse...

DESAFIO: Os animais e as plantas tem uma interrelação de dependencia, onde um depende do outro para sobreviver.

Letícia Gomes 3º UNO

Letícia Gomes disse...

DESAFIO:
A autopolinização é a transferência dos grãos de pólen da antera de uma flor para o estigma da mesma flor ou de uma outra flor do mesmo pé. Neste último caso, a autopolinização também é chamada de polinização direta ou autogamia.

A polinização cruzada é a transferência dos grãos de pólen da antera de uma flor para o estigma de outra flor da mesma espécie, mas de pés diferentes.

A vantagem da planta evitar a autopolnização é que na natureza, a polinização cruzada é mais vantajosa, já que possibilita a formação de novas combinações genéticas que favorecem a formação de sementes, originando novas plantas, mais vigorosas e produtivas.

Letícia Gomes 3º UNO

Flex end Fine disse...

RELAÇAO ECOLOGICA PLANTAS E ANIMAIS:
Os animais e plantas tem uma relação de dependencia, onde um depende do outro para sobreviver.Por exemplo os polinizadores que se alimentam do nectar de certas plantas e ao mesmo tempo polinizam elas,se por acaso um desaparecer o outro consequentemente desaparecerá.
As plantas dependem dos animais para a transferência dos grãos de pólen de uma planta para a outra, auxiliando na polinização das flores.E vice-versa o animal precisa da planta para sobreviver.
Rodrigo Araujo 1º E.M Uno Vertice

Raphael disse...

A vantagem é que a flor não é hermafrodita,por isso não ocorre a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor.
RAPHAEL ESTEVES AMARAL
1º EM UNO VÉRTICE

Raphael disse...

A vantagem é que a flor não é hermafrodita,por isso não ocorre a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor.
RAPHAEL ESTEVES AMARAL
1º EM UNO VÉRTICE

Anônimo disse...

Ulisses, eae tudo bom? Aqui é o Lucas, minha internet deu vários problemas, meu pc está em manutenção como você já sabe, mas venho aqui entregar meu humilde trabalho, que não pôde ter sido realizado como eu queria. Mas como ocorrem imprevistos, a melhor maneira e lidar com eles. Espero que goste, mesmo estando bem simples! http://www.youtube.com/watch?v=WOrsn3sEW7k&feature=youtube_gdata

Abraços, Lucas morais 2ºC

Victor Barbosa Rodrigues disse...

Os animais, dependem de plantas e elas deles, por exemplo os polinizadores que se alimentam do nectar de certas plantas ao mesmo tempo polinizam elas...se um desaparecer o outro consequentemente desaparecerá.
A abelha encontra nas flores o néctar e o pólen indispensáveis à sua sobrevivência; por sua vez, uma parte do pólen adere ao seu corpo e é transportada para longe, onde irá fecundar outra flor.Já o nectar vai para o papo ou "estômago de mel" da abelha, onde a ação de enzimas salivares inicia sua transformação em mel. Levado para a colmeia, este é expelido e armazenado nas células.